domingo, 24 de março de 2013

O POLÊMICO SISTEMA DE COTAS


Algum tempo atrás tive alguns embates leves com várias pessoas sobre o sistema de cotas.  Um sistema que claramente nunca vai agradar todo mundo. E um sistema que só abre ao público o quão ruim está a nossa educação, apesar da propaganda contrária de todos os governos.
Acredito que este sistema seja justo, para começar a corrigir o problema, a curto prazo, se ao mesmo tempo se comece a corrigir a educação de base.  Primeiramente temos que dar a todos as mesmas chances. É preciso que todas as pessoas recebam uma educação de qualidade para que não só tenham condições de competir em todas as esferas de maneira igual, como sejam todos bons cidadãos.
Sabemos que isso não acontece. As pessoas que saem da escola pública não recebem a orientação devida, e com isso saem defasadas em relação aos alunos de escolas particulares, e extremamente defasados em relação aos alunos das grandes escolas particulares. Para conseguir competir por vagas em universidades públicas, precisarão investir em anos de cursinho para equilibrar as diferenças.
Só que quem estuda em escola pública em geral é o pobre. Aquele que precisa trabalhar muito pra sobreviver, que pega condução lotada todos os dias, que leva marmita pra economizar com alimentação. Aquele que dorme quatro horas por noite pra poder estudar, ou que simplesmente não consegue ter a mesma energia que alguém que não trabalhe pra manter a concentração.
Por outro lado, quem estuda em escola particular em geral é bancado pelo pai. É aquele que não tem que se preocupar com condições financeiras, que pode sair pra comer em bons restaurantes, que irá receber um carro do pai ao ingressar na universidade. É aquele que tem oito horas livres pra estudar. Uma pessoa que teve melhores condições na vida, e que terá ainda mais condições de se sair bem num vestibular.
Existe uma diferença de oportunidades. E quem teve as melhores oportunidades na vida ainda terá o privilégio de estudar numa faculdade pública, sem gastar mais nada, enquanto aquele que tem que ralar irá pagar pelo curso superior. Não só uma aberração, como uma terrível injustiça.
A faculdade pública é para todos, e o governo tem a obrigação de oferecer vagas para todos os alunos, como ocorre com as escolas de nível fundamental e médio. Já há uma falha histórica só em haver uma seleção de quem pode e quem não pode estudar no nível superior. A partir do momento em que você deixa todo mundo se virar, e mais uma vez vira as costas pra quem sempre foi renegado, você está deixando claro que o que vale é a lei do mais forte, a lei da selva. E quem não tem poder, nunca terá uma chance.
Por isso, apesar de achar um sistema bem tapa buraco, e acreditar que ele serve apenas para corrigir um desvio, pra não manter os prejuízos de quem já perdeu muito, acredito que o sistema de cotas está começando a corrigir um erro social centenário. Pela primeira vez estamos dando a chance pra quem nunca teve chance. Estamos dizendo que todos terão boas oportunidades de estudarem. E estamos dizendo que quem não tem dinheiro poderá buscar algo melhor.
Sou um crítico severo do sistema de vestibulares. Um sistema feito pra manter quem tem privilégios no topo. Era radicalmente contrário quando era estudante, e fiquei ainda mais fervorosamente quando fui aluno. E na medida que este sistema capenga não é anulado, o sistema de cotas ajuda muito a diminuir esta tremenda injustiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário