segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Polícia não pode?


Os estudantes da USP tomam o prédio da reitoria, mais uma vez. Sinal de protesto, coisa que eu costumo aceitar como normal, inclusive apoiando. Acredito que muitos dos problemas que enfrentamos no nosso país são causados pela incapacidade das pessoas em se revoltarem e protestarem contra seus direitos.
Mas neste caso específico, claramente os estudantes estão abusando do direito de se mobilizarem. O protesto começou porque três alunos foram detidos no campus por serem pegos por policiais, estando os três fumando maconha. Os três cometeram um delito, e obviamente, foram presos, como ocorreria com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Mas para o povo da universidade, eles não poderiam ser presos.
Me irrita muito, e cada dia mais, essa concepção de que algumas pessoas são seres diferenciados, e que por isso, a lei deve ser diferente para eles. Trabalho no Tribunal de Justiça, e me revolta que pensem assim os juízes e desembargadores. Fico torcendo pra que um deles caia numa favela barra pesada sozinho qualquer dia, pra entender o quão diferenciado vão pensar dele por lá. Mas com os estudantes, isso teve a capacidade de me irritar ainda mais.
Fumar maconha é crime, em qualquer lugar do país. E quem o fizer, vai ser responsabilizado pelo ato. Não compete dizer se é certo ou errado, o fato é que é ilegal. E é ilegal pra qualquer um, em qualquer lugar do território nacional. Nem mesmo dentro da própria residência a pessoa pode fazer isso. Mas os estudantes se acham no direito de transgredir a lei, porque estão dentro da USP. Um belo exemplo pro nosso povo, do nos será dado do maior formador de profissionais com excelência do país, que aliás são formados com nosso dinheiro.
E pra não ficar só nessa cagadinha, os mauricinhos invadiram o prédio da reitoria, impedindo que qualquer um ali trabalhe, pra protestar contra a presença da polícia no campus. Quando agente vê uma manchete dessas, parece que não lemos direito. Os caras acham que é errado a polícia estar presente, fazendo seu trabalho, só porque é a USP. Na verdade, isso só pode ser piada!
Imagina só se na favela também decidem fazer isso. Lá também é diferenciado, então por que não haver leis diferentes só pra lá? E em prostíbulos, então? Por que não fazer uma lei onde a polícia seja impedida de entrar num puteiro? Todo mundo no caso é diferenciado, cada um no seu quadrado.
Aliás, pra que polícia, se a maioria é corrupta? Vamos encerrar de vez a instituição, já que cometem erros. Cada um que compre uma arma, e defenda-se por si próprio. Mesmo porque, é uma vergonha a polícia fazer seu trabalho!
Sim, desta vez eu fiquei enfurecido (na verdade, já ano um pouco mesmo). Um bando de boyzinho, que se acha acima do bem e do mal, querendo dizer até onde a lei pode ir no seu território. Financiando o crime com essa merda que insistem em dizer que não é droga, e querendo fazer baderna porque a polícia está fazendo o que é obrigada por lei a fazer.
O que me preocupa de verdade é que um desses pode vir a fazer o parto da minha mulher no futuro, julgar algum caso em que eu seja parte, ou construir a próxima ponte que eu irei passar. Daí fudeu de verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário