sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Momento diferente no futebol


Faltam duas rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, o Corinthians mantém dois pontos à frente do Vasco. Na última rodada, só clássicos. Parece-me que vai ser emocionante o fim, especialmente porque todo mundo sabe que o país inteiro torce contra o Corinthians, enquanto sua torcida passa dos limites de fanatismo.
Em geral, este foi o pior campeonato que eu vi. Na verdade, assisti poucos jogos. Não lembro de ter visto nenhum inteiro. Em geral, eram fracos, sem graça, e sem qualidade. Assisti uns pedaços de poucos jogos do Corinthians, e era doído de ver. Do Palmeiras, então, acho que acompanhei na frente da televisão todo jogo contra o São Paulo, mas logo após o primeiro gol do jogo, eu e minha noiva capotamos, e fomos acordar somente no segundo tempo.
Mas o que me chama a atenção desta vez é que o Corinthians será campeão, depois de 21 anos. E não estou falando dos oficiais, e sim de conquistas sem ajuda do juiz. Ta, estou exagerando... algumas vezes até conseguia. Mas neste século, este será o primeiro título nacional sem participação de arbitragem, uma vez que nas Copas do Brasil de 2003 e 2009 houve erros escandalosos a favor dos gambás, e no Brasileiro de 2005 podemos dizer que foi a maior vergonha da história do futebol.
Espero não secar, e que a coisa se mantenha neste pé, mas quando agente vê o torneio desta forma, deixa de lado aquela raiva. Quando assistimos jogos dos gambás, torcemos contra porque parece que quem vence com este timinho é toda podridão que existe. Ver este time ganhar com tanta ajuda do juiz da aquela sensação que este é o país da maracutaia mesmo,e que sempre será assim.
No entanto, agora eles estão vencendo em campo. Lógico, vou torcer pelo Vasco até o fim, por uma questão de princípios, mas já não fico muito triste se o time da marginal for campeão. Na verdade, vendo um rival ganhar desta forma, você reconhece que o título foi merecido, como considerei o São Paulo e o Santos campeões de tantos torneios nacionais.
E sinceramente, se for pra ganhar as faixas contra o Palmeiras na última rodada, por que não? O Palmeiras fez um péssimo campeonato, por seu próprio demérito esteve rondando a zona de rebaixamento, e vai enfrentar o time mais regular da temporada. Provavelmente se vencer o time da marginal seja campeão. Merecido e justo. Então, por que não agir como jogadores de verdade, e dar os parabéns para o time campeão? Não quero que agir como os próprios gambás, que perderam duas libertadores para o verdão, e ainda ficaram comprando torcida dos próximos adversários, mostrando grande espírito esportivo.
Por isso, espero que nas próximas duas semanas tenhamos a notícia de que o campeão brasileiro veio dentro de campo, sendo o time mais regular, pelo bem do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário