quarta-feira, 18 de maio de 2011

Palmeiras e a vergonha verde


Domingo, 01 de maio de 2011, o Palmeiras empata com o Corinthians no Pacaembu, depois de ser claramente prejudicado pela arbitragem. Joga melhor o tempo todo, e acaba eliminado nos pênaltis, num torneio marcado por um péssimo regulamento, que premia aquele que não foi tão bem durante o campeonato. A torcida sai orgulhosa, sabendo que o time foi eliminado por Paulo César de Oliveira, juiz que historicamente prejudica o time.
Quinta feira, 05 de maio de 2011. Jogando pela Copa do Brasil, o Palmeiras leva 6X0 do Coritiba. Sem vontade, sem garra, o time sai no lucro, pois deveria ter sido mais. Nem mesmo Marcos, símbolo da história gloriosa do verdão, escapa da péssima atuação. A torcida sente vergonha do time que tem, que desonra toda a tradição de quem já foi melhor da América, e só não do mundo por um gol mal anulado na final do mundial.
Desde a saída da Parmalat, parece que o time perdeu o rumo. As direções que sucedem o time contratam mal, jogadores muito baratos e de qualidade duvidosa. A estrutura do clube é mais do que precária. O time se envolve em dívidas, e fica sem títulos importantes desde 1999.
Ninguém quer ver Jorge Preá, Luan, Patrick e companhia limitada. Assistir jogos do Palmeiras é martírio, seja pelas derrotas, seja por jogos absolutamente sem graça. Ainda que, atualmente, com Felipão, o time tenha melhorado, as coisas estão longe de algo satisfatório. Nem Luxemburgo, nem Muricy, nem ninguém. O time parece não ter jeito.
E o Palmeiras teve a oposição no poder, uma oposição que deixou a situação, e formou chapa própria, com a mesma mentalidade de quem controlava o poder. E nada mudou. Quem é oposição faz de tudo pra prejudicar quem está no poder, mesmo que isso represente afundar de vez o time. Até mesmo a modernização do estádio virou uma vergonha, com dirigentes fazendo de tudo para impedir a construção de uma arena.
É um show de amadorismo. Isso faz com que o time se torne uma piada. Vergonhas que quase nenhum outro time passa começam a fazer parte da história do verdão: eliminado pelo ASA na Copa do Brasil; eliminado pelo Santo André, no mesmo torneio, depois de estar vencendo por 4X2; eliminado pelo Atlético Goianiense, perdendo de zero nos pênaltis; perder um brasileiro depois de liderar com folga o torneio todo, terminando na vergonhosa quinta posição; perder a vaga para a Libertadores em casa, com um destruído Atlético Mineiro. É vergonha que não acaba mais.
Será que a torcida merece um time tão fraco? Será que merece uma sucessão de times medíocres, que não são páreo para nenhum adversário? Será que já não é hora de se revoltar de vez contra estes dirigentes medíocres, que só prejudicam o time, e tirarem de vez esta situação e a fraca oposição que comandam o time, e o levam para o buraco, para finalmente mudarem a mentalidade? Será que é tão difícil assim se espalhar em bons exemplos dos rivais, que bem ou mal vão mantendo seus times no caminho das glórias?
Até quando o nosso time vai ser motivo de piada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário