quarta-feira, 18 de maio de 2011

Libertadores, o campeonato!


Quinta feira, chego em casa, e começo a assistir ao jogo do Palmeiras contra o Coritiba, pela Copa do Brasil. O time paranaense sai na frente, e eu estou realmente com muito sono. Acabo dormindo logo depois do gol. Acordo no intervalo, e depois dos comerciais, descubro que o jogo está três a zero. Resolvo deixar no canal que transmitia Cerro Porteño X Estudiantes, pela Copa Libertadores. Não prestei muita atenção no jogo, mas acompanhei os lances mais importantes.
Em geral, jogos da Copa Libertadores são realmente ótimos de se ver. Boa parte das vezes os times não são tão bons, a técnica passa longe, mas existe um algo mais no torneio, que faz com que todos os times joguem com raça e queiram botar a perna pra quebrar, para chegarem ao título. Times pequenos conseguem grandes façanhas, especialmente pela dedicação.
Os juízes não costumam dar qualquer faltinha idiota, então o jogo corre, com muito contato, muitas chances de gol, pressão e nervos a flor da pele. Pra um time ser campeão, tem que superar muitos obstáculos, ter muito mais do que a simples qualidade técnica, e saber jogar como equipe, com e sem a bola nos pés.
Dos times brasileiros, o São Paulo, maior campeão, tem apenas três títulos, ao longo de mais de cinqüenta edições. E apenas oito times brasileiros conquistaram o título, sendo que apenas dez conseguiram chegar à final. Grandes times, como Corinthians, Atlético Mineiro, Botafogo, entre outros, nunca conseguiram uma final do torneio. A dificuldade de se conseguir bons resultados é evidente. E isso o deixa tão espetacular.
Por isso é um torneio legal de se ver. Ele concorre com os regionais, que são longos, cheios de times muito ruins, e quase sem valor. Concorre também com a Copa do Brasil, que até chegar às fases finais, tem em seu interior times desconhecidos e muito fracos, que são alvos de estrondosas goleadas. Só vale a pena assistir ao torneio no final, quando restam os grandes, brigando pelo título.
Em contrapartida, assistir a Univesidad Católica X Peñarol será uma aula de superação e vontade de vencer, onde os times irão suar sangue para avançarem à próxima fase. Não tem como comparar. Assistir a um jogo de Libertadores, para os amantes do futebol, é o real prazer, onde se vê quem está disposto a lutar pra vencer, e quem apenas vai pro campo pra receber seu salário.
Por isso que podemos dividir o futebol dos times “Campeões da Libertadores”, e aqueles que nunca a venceram, e podemos com gosto tirar um sarro do segundo grupo, porque você sabe que pro seu time ser campeão, teve que se planejar, superar infinitas dificuldades, enfrentar países hostis, torcidas pressionando, condições muito adversas, e times que queriam vencer a qualquer custo. Não é pra qualquer um.
E por isso que na América, nunca existirá um torneio que chegue aos pés da Taça Libertadores, por mais que seja legal ver seu time ser campeão brasileiro, ou campeão da Copa do Brasil, ou de qualquer campeonatinho. Este é o título que somente os campeões, palmeirenses, santistas e são paulinos, podem entender o que significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário