quarta-feira, 18 de maio de 2011

Copa, politicagem e vergonha


Temos a honra de sermos cede da Copa do Mundo. Isso, em geral, é bom para o país, pois fará com que tenhamos que desenvolver a estrutura do país. Será necessário melhorar o sistema de transportes, aeroportos, segurança, etc. Provavelmente será um marco na evolução do país.
Porém, a chance de evoluirmos começou a ir por água abaixo, com a estúpida disputa entre Andrés Sanchez e Juvenal Juvêncio, tentando disputar qual dos dois estádios abrigará os jogos em São Paulo.
O estádio óbvio para a Copa seria o Morumbi, já pronto e bem estruturado, precisando de pequenas reformas. Porém, graças a uma disputa política entre o São Paulo e a CBF, criou-se entraves para que o mesmo fosse deixado de lado. E para decepção geral Andrés Sanchez entrou na disputa, como principal aliado da CBF, seguindo os passos de seu antecessor. Até aí, nenhum problema em um cara querer que seu time seja cede da Copa. O grande problema é que, desde o começo, o presidente corinthiano tem deixado muito claro que seu objetivo é “prejudicar” o São Paulo.
Sanchez foi muito claro ao dizer que seu maior objetivo era tirar a Copa do Morumbi. Pouco importa se a cidade perder a vaga como cede, ou se passarmos vergonha. O importante é vencer a guerra de egos com o São Paulo. E agora temos um terreno repleto de problemas, tanto estruturais como burocráticos, que promete ser o estádio que abrigará jogos de São Paulo na Copa. E a obra não começa, faltando três anos para os jogos, tempo limite para a construção de um estádio.
A decepção com Sanchez é grande, pois acreditei que ele seria um dirigente a dar novo fôlego ao futebol brasileiro, com idéias democráticas e muito mais evoluídas. O problema é que a vontade dele é aumentar a grandeza de seu clube, mesmo que pra isso ele acabe definitivamente com todos os demais. Ainda não entendeu que o esporte precisa de rivais, e que um campeonato é bem aceito de acordo com a força dos times que o disputam.
Por outro lado, Juvenal Juvêncio é o retrato da arrogância, acreditando que seu clube é muito mais bem organizado e estruturado que os demais, e que pode pisar e cuspir em todos na hora que quiser. Nenhum dos dois parece ter muita razão, e a cidade parece ter ficado refém da guerra de egos entre dois senhores que agem como crianças.
Será ótimo ver um estádio de grande porte em Itaquera, especialmente se tiver aspectos de uma arena multi uso. Até porque a região foi completamente esquecida por anos, e isso implicará em maior desenvolvimento geral para a zona leste. E quem sabe com um excelente estádio os corinthianos percam o orgulho em dizer que são “maloqueiros”. Se vai ser palco da Copa, isso deveria ser secundário.
Por outro lado, melhorias no Morumbi farão com que a região seja ainda mais forte do que é, e atraia muito mais do que os jogos e shows que já atraem.
Estes dois estádios muito bem estruturados é bom para a cidade. E fazer com que ambos estejam prontos para abrigar grandes eventos, é melhor ainda. O que não da é pra ficar alimentando raivinha sem sentido, como se um time fosse a razão da desgraça do outro. Até porque isso tem criado um ódio desmedido entre corinthianos e são paulinos, que pode levar a guerras entre torcidas, morte e destruição. Um péssimo exemplo dos nossos “modernos” dirigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário