segunda-feira, 25 de julho de 2016

FEMINISMO

No final de 1999, ao realizar a redação do vestibular da Unicamp, me deparei com o tema mais interessante que já realizei em redações: a relação de igualdade entre os gêneros demonstrando o nível de evolução que cada nação atingira. A prova, como qualquer outra, trazia textos, excelentes, demonstrando que a igualdade entre homens e mulheres, em seu sentido máximo, demonstrava que quanto maior, mais equilibrado, desenvolvido e com grandes Índices de Desenvolvimento Humano detinha o país.
Por muitos anos eu pesquisei sobre o assunto, bem como observei em filmes, documentários e noticiários a forma como as mulheres são tratadas em cada país e em cada cultura. A conclusão óbvia é que a igualdade é a única forma de atingirmos bons níveis em todo e qualquer análise.
Acredito que nesse sentido, o movimento feminista é de essencial importância para que homens e mulheres tenham os mesmos direitos: liberdade sexual, liberdade de pensamento, salários iguais, tratamento, respeito, etc. Até mesmo para direitos que algumas sociedades em geral possuem, como a nossa, os movimentos feministas foram fundamentais, como as greves com desfecho trágico por igualdade de direitos, que após  serem conquistados, atingiram os homens também.
Nesse sentido, cada vez que vejo manifestações machistas, sinto certa vergonha de ser homem. É bastante triste ver uma mulher que tenha uma vida sexual ativa, mesmo sendo solteira, ser classificada com os piores adjetivos possíveis, enquanto homens podem fazer o que bem entenderem. Também acho lamentável a repulsa que muitos têm ao serem comandados por mulheres em empresas. O preconceito extremo que existe ao ver mulheres dirigindo. E quantos outros exemplos que vemos diariamente.
E este machismo, mais infelizmente ainda, não é coisa só para homens. O que eu vejo de mulheres com pensamentos extremamente machistas é algo que me enche ainda mais de vergonha. Mulheres detonando outras mulheres por suas vidas sexuais é algo que choca tanto, que nem palavras para contestar nos vêm. Detonando outras mulheres por erros ao dirigirem (enquanto elas mesmas estavam no volante), ou pelo sucesso que estas venham ter, ou mesmo por terem amizade com outros homens.
A cultura machista existe, não só em relação aos pensamentos que os homens têm, como muitas e muitas mulheres. Pensamentos estes que, em pleno século XXI, com tantas lutas, atos e protestos, deixaram de fazer qualquer tipo de sentido, sendo quase tão ridículos quanto frases racistas.
Particularmente acho que a coisa mais linda que existe é uma mulher atingindo orgasmo, ou pelo menos gozando. Sou tão fissurado na busca disso, que já fui até criticado pela minha esposa por não me preocupar comigo mesmo. Sou capaz de lembrar das expressões de cada mulher que já transei na vida, chegando lá. Este é um dos pensamentos que mais me enche de alegria e melhora meu ego.
Utilizando este tema, que é um dos mais polêmicos que ainda assola nossa sociedade, não faz mais sentido tratamento desigual, qualquer que seja o assunto a se tratar. A sociedade se constrói com todos os cidadãos. O sucesso de todos, de forma igual, é o sucesso da sociedade. O mesmo vale para a sociedade conjugal, para a família, para uma empresa. O pensamento entre homens e mulheres deveria ser separado única e exclusivamente quando estivermos pensando na paquera e no ato sexual, apenas pelas necessidades fisiológicas de cada um.
Nesse sentido a única ressalva a ser feita a algumas feministas, as mais radicais, são de tratar homens e mulheres como rivais. Acredito que isso apenas muda o foco do problema, mas o mantém. Homens e mulheres são iguais e devem ser tratados como tais, sempre.

Mesmo assim, as idéias e reivindicações do movimento feminista devem ser louvadas e tratadas com toda a gratidão possível, porque se temos, mesmo ainda bastante problemática, uma realidade melhorada em relação a cerca de cinqüenta anos, a glória é dessas mulheres, que lutaram por seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário