segunda-feira, 18 de julho de 2011

O mal humor


Já repararam como parece vir uma nuvem negra, carregada de raios e trovões, quando aquela pessoa mal humorada entra no recinto que você está? Já repararam que parece que pra aquela pessoa tudo é um imenso problema? Já repararam que, por mais que as pessoas estejam felizes e se divertindo, esta pessoa nunca está bem?
Chega a ser lamentável quando uma pessoa que tem algumas boas dádivas na vida vive com tanto mal humor. Não que agente tenha que ser alegre o tempo todo, porque de vez em quando as coisas estão ruins demais pra demonstrar felicidade, mas será que você precisa ficar todos os dias com cara de buldog? Será que é preciso deixar todas as pessoas ao seu redor com ódio mortal, por que você está insatisfeito?
Quantas pessoas se sacrificam para ter um bom emprego, com bom salário, e estabilidade, enquanto outras amaldiçoam dia a dia o que conseguem? Quantas pessoas dariam tudo pra terem pessoas alegres ao seu lado o dia todo, enquanto outros acham que isso é besteira e falsidade, e fazem questão de carregar estes sorrisos pra baixo, levando seu mal humor? Quantas pessoas nascem bonitas, com oportunidades na vida, e fazem questão de se fecharem pro mundo, e se afastarem de tudo e de todos, apontando defeitos imperceptíveis em pessoas que teriam muito a somar?
Estou um pouco frustrado com esse fator, uma vez que sou obrigado a conviver com alguém assim. E fico ainda mais desanimado quando vejo que não só eu, como todas as pessoas ao meu lado estão totalmente insatisfeitas com as atitudes de alguém que parece ter prazer em detonar o ambiente. E parece que agente tem que segurar de todas as formas o ânimo pra não explodir a qualquer momento, dada a quantidade de situações extremas que o mal humor alheio nos proporciona.
Às vezes da pena, uma vez que imagino ser esta pessoa um poço de infelicidade. Não sei como uma pessoa que reclama de absolutamente tudo pode ser feliz. Eu sei, muita coisa que ocorre ao nosso redor nos deixam mal, mas agente aprende a superar os desafios, ou agüentar o tranco. E em geral, agente consegue controlar nosso sentimento pra viver minimamente bem. Menos o mal humorado eterno, que faz questão de viver intensamente estes momentos ruins.
E não só isso: faz questão de levar este sentimento para todos ao seu redor. Ele não se contenta em viver mal, quer que todo mundo faça o mesmo. Coleciona brigas, inimigos, momentos ruins. Faz questão de deixar de falar com todo mundo e de meter o pau em todo mundo ao seu redor, até mesmo nos poucos que os defendem. E é mais triste ainda você ver que alguém está defendendo esta pessoa, mas está sendo massacrado em palavras quando não está presente. A pessoa não tem sequer um mínimo de respeito por aquele que o agrada.
E por mais que existam pessoas de bom humor, que querem trazer bons fluídos ao ambiente, e por mais que você tente se manter alegre, animado e simpático, parece que esta pessoa carregada consegue afundar o clima, e fazer com que todo mundo caia. O clima se torna pesado, as brigas ocorrem, as pessoas começam a se sentir frustradas. A coisa desanda, quando tudo deveria ser uma maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário