segunda-feira, 18 de julho de 2011

Desistir nunca


Esta semana por alguns fatores emocionais, tive um princípio de depressão. Comecei a me questionar sobre por que raios alguma maldita coisinha tem que dar errado na última hora, quando você está pra comemorar? Parece que tem alguma força, sei lá o que, que vem pra foder tudo quando você acha que está tranqüilo. E quando você é o tipo de pessoa esforçada, honesta e sempre pronto a evoluir, isso revolta um pouco.
Foram uns dois ou três dias de desânimo, com má vontade, revolta, nervosismo, e momentos de muita tristeza. Não que tenha sido próximo ao que ocorreu em 2004, mas digamos que foi uma sensação bastante ruim, ainda mais pra quem já deu uma batidinha nas portas do inferno.
No entanto, agente tem que manter a promessa, não é? E eu prometi pra mim mesmo, e pra muita gente, que o que ocorreu naquela época jamais voltaria a se repetir. E definitivamente, não sou mentiroso. E menos ainda, sou um perdedor. Aliás, de tudo o que eu passei, posso dizer que sou um vitorioso.
Sim, foram muitos obstáculos. Depois de passar num concurso público contra mais de 100 mil pessoas, onde consegui superar muitos universitários em sua própria área, acho que posso dizer que sou bom o suficiente pra superar qualquer coisa. Acho que tenho capacidade, plenas e inquestionáveis, de treinar, me dedicar, e encarar qualquer desafio.
Ainda tive a oportunidade de conhecer alguns outros pontos profissionais, conhecer gente dos mais diferentes estilos. Tive oportunidade de me dedicar à faculdade, chegar à segunda fase da USP e da Unicamp, mesmo saindo de uma escola pública fraquíssima. Tive a chance de me recuperar de um relacionamento desastroso, onde acabei humilhado, e conhecer uma mulher maravilhosa, tendo um relacionamento que qualquer um invejaria.
E poderia ficar descrevendo muita coisa que ocorreu na minha vida, mas isso só seria enchimento de lingüiça. Acho que qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que eu sou um vencedor. E quem me conhece, sabe ainda mais que eu sou prova viva do que é superar dificuldades extremas, viver no inferno, e conseguir superar tudo, pra ser feliz.
Mas o que mais me deixa feliz, é que eu não sou uma exceção. Existem tantas outras pessoas que conseguiram viver histórias parecidas com a minha, quando não mostraram superação ainda maior. Quanta gente conseguiu superar o desafio de vícios em drogas em ser feliz com a família? Quanta gente abandonou o mundo do crime pra se tornar um cidadão de bem? Quanta gente não superou doenças gravíssimas e fatais, pra viver uma vida plena e cheia de vigor? Quanta gente não renasceu das cinzas e se tornou um ícone?
Acredito que em algum momento da vida todos nós somos pegos por uma série de questões, que nos fazem querer desistir. Acredito que muitas vezes nos questionamos sobre as razões de tanto esforço. E acredito que muitas vezes todos nós queremos desistir de tudo. Muitas pessoas não conseguem encontrar a força que está dentro delas pra superar estes obstáculos, e acabam vivendo a vida toda de maneira miserável e infeliz. Muitos finalizam seus dias assim.
Mas cada um de nós tem o que precisa pra ser feliz. Cada um de nós tem a força necessária para superar obstáculos, e ser um vencedor. Cada um conhece os desafios que têm, e sabe que tem a força necessária para vencê-los. Não há exceção. E cada um de nós sabe o que representa felicidade.
Eu não tenho carro, comprei um apartamento simples, moro de aluguel enquanto não sai o apê, demoro pra comprar roupa, tenho um computador simples, televisão de tubo, um aparelho de som portátil. Minha geladeira é emprestada. Tudo na minha vida é extremamente simples. Mas eu tive a competência de cultivar grandes amizades, e de me relacionar com gente de primeira qualidade. E tive ainda mais competência de ter uma noiva espetacular, que é o sonho de qualquer homem. E tive a sorte de ter uma família de caráter, que me ensinou o valor de se respeitar as pessoas e o quanto é importante arrancar um sorriso de rostos enegrecidos. Acho que eu realmente não preciso de muito mais do que isso.
E eu tenho certeza que cada um de nós tem estes mesmos tesouros ao seu lado, muitas vezes sem sequer perceber. Tenho certeza que, se agora não têm, é porque ainda não conseguiu entender o valor dessas coisas, muito mais do que um carro do ano, um terno caro, ou uma mansão. E tenho certeza que na hora que essas pessoas puderem se sentir realmente felizes pelo simples fato de terem estes tesouros, nenhum obstáculo será difícil o bastante para derrubá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário