quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uma vergonha, São Paulo


Hoje seria votado o projeto de lei que concederia incentivos fiscais à construção do estádio do Corinthians, no valor de R$ 420 milhões. A justificativa é que a obra, sede de jogos da Copa, traria benefícios e melhoria para a região de Itaquera. A obra, pertence a uma entidade privada, que visa lucros, e será feita por uma mega empresa do ramo de construção, que também tem muito lucro a ganhar com a mesma. O time, por sua vez, tem mais de R$100 milhões em dívidas, algumas para o próprio governo.
Quando vejo um projeto destes, sinto vergonha de votar em alguma ser nas eleições. Tudo bem, votei sempre em candidatos cujo histórico conheço, como o caso de Ivan Valente. Mas, quando agente vê que o PT está aliado com os partidos da base governista, como o DEMO e o PSDB, num projeto que poderá acarretar lavagem de dinheiro em todas as esferas governamentais, você percebe que a briga é linda, no papel.
Até hoje não vi projetos com incentivos fiscais, nem próximos a 10% desse valor, pra nada que seja relevante na vida do Município. Nunca vi incentivos deste nível pra educação, escolas privadas com projetos pedagógicos a serem admirados. Nunca vi tais incentivos à hospitais privados, para que possam vir a atender a população carente. Nem vi tais incentivos para construção de estradas, viadutos, pontes, etc, o que poderia evitar a cobrança abusiva de pedágios.
Não me lembro de investimentos no setor público dessa magnitude. Nada perto disso é disponibilizado para contratar mais pessoal, ou para equipar melhor nossos hospitais, nem pra colocar mais policiais nas ruas. Seria um bom valor pra começar a informatizar o poder judiciário, o que ajudaria na celeridade dos processos.
Mas não. Nós vamos usar este dinheiro para ajudar duas entidades privadas, que em nada ajudariam o nosso cotidiano. O dinheiro do NOSSO imposto, que suamos muito para pagar e para ganhar, será destinado a construir um estádio para um time de futebol, que em nada vai mudar a minha vida. O imposto que pago, que está inserido na Constituição, deve ser destinado para melhorias na minha vida, será destinado à iniciativa privada. Isso tem nome: ROUBO!
Estamos sendo roubados pela prefeitura de São Paulo! Pelo Estado de São Paulo! E pelo Governo Federal, que pressiona para que esta merda seja aprovada, e pressiona sua base para votar favoravelmente. Estamos sendo roubados por este time, que acha que pode levar o dinheiro do contribuinte para seus interesses. E estamos sendo roubados pela Odebrecht, que acha que pode usar o dinheiro de impostos para construir sua fonte de renda. O que estes caras estão fazendo é crime!
E provavelmente aqueles corinthianos mais fanáticos, incapazes de entender a gravidade desta situação, vão achar que minha perseguição é por causa do time. Bem, eu só pisei no Palestra Itália uma única vez, para assistir um show do Aerosmith, em 2010. Nunca assisti um jogo do meu time no Estádio, e jamais comprei qualquer produto oficial do Palmeiras. Nunca dei um centavo para o meu time, nem mesmo com venda de jogos pela TV fechada. Eu me recuso a gastar um dinheiro suado, que pode ser muito bem empregado em várias coisas, com um evento caro e sem qualidade, ainda sob risco de sair ferido. Então, gastar ainda com o time dos outros? Jamais!
E você, corinthiano, se você tiver algum cérebro, deverá concordar com isso. O time tem o direito de construir o que quiser, expandir seus negócios, fazer contratos. Mas nunca de usar dinheiro público! Ele que arque com suas despesas! E se não puder fazer isso, que espere a oportunidade e refaça as finanças. Nós, cidadãos, não podemos ser obrigados a pagar a conta deste elefante branco!
Continuo torcendo pelo Palmeiras, mas não aceito sustentar salários altos, estádios luxuosos e uniformes caros, quando tem tanta gente morrendo de fome, de medo e de frio, se drogando em várias esquinas e morrendo nas filas dos hospitais.
EU TENHO VERGONHA DESTES POLÍTICOS E DESSE POVO QUE VIBRA COM ESSA ROUBALHEIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário