quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mais um pouquinho sobre fazer o que é certo


Uma conversa com meu amigo Nivaldo estava me chamando a atenção, e me fez pensar um pouco mais sobre um tema recorrente nos meus textos: fazer o que é certo. Já tive algumas polêmicas e brigas sobre isso, e acho que isso me faz querer escrever ainda mais sobre o assunto.
O cara estava me relatando sobre a mudança da postura de seus clientes quanto ao fato dele ter comprado um carro melhor, e estrangeiro. Segundo ele, quanto melhor vestido estiver, e quanto melhor for seu status, mais tem gente que vem atrás dos seus serviços. Faz sentido mesmo, as pessoas são fúteis, se preocupam com aparência, cor de pele, modo de falar, etc. Saia deste padrão, e você não será nada.
O cara me afirmou ter ficado decepcionado com o fato das pessoas serem assim. Eu até acho que ele se preocupou demais com a aparência ao longo da vida, mas não o suficiente para se tornar uma pessoa que ostentava nada. Obviamente que se a referência for eu, estaremos perdidos, porque eu sempre fui um típico porra louca, que me preocupava sempre em me sentir confortável. Mas ele achava que valeria sempre mais pelas suas qualificações profissionais, do que propriamente por sua aparência. Então ele questionou se realmente valeria ser honesto, num mundo tão desonesto.
Naquela mesma noite, vi uma entrevista de Muricy Ramalho, logo após o Santos se sagrar campeão da Taça Libertadores. E mais uma vez tive certeza de que este cara é um exemplo que deveria ser seguido por todo o país. O cara respondeu sobre o fato de ter negado ir à seleção brasileira para continuar no Fluminense. Sua resposta foi de que algumas pessoas sempre foram boas demais com ele, e ele devia isso a tais pessoas. Fora isso, sentia obrigação de fazer o que é certo. Ele afirmou que perdeu coisa pra caramba na vida por causa disso, mas mesmo assim, o pouco que se tinha na vida era o caráter e a honestidade, o que serviria de exemplo pra muitos.
E nessas horas penso que sim, vale a pena ser honesto. Agente não ganha nada mesmo. Eu nunca ganhei dinheiro por ser honesto, e deixei de comer muita mulher por causa disso. Deixei de subir de cargo, deixei de arrumar alguns empregos. Comprei algumas brigas (algumas com pessoas igualmente honestas, que pensavam diferentes em determinado assunto). Não sei dizer se perdi alguma coisa, mas com certeza deixei de tirar vantagens.
Mas, como eu sempre defendi, eu não preciso de nenhum status. Não preciso de um carro caro, nem de uma mansão luxuosa. Não preciso de roupas de marca, nem de um tênis Nike. Não preciso de várias mulheres pra me agradar, nem de um monte de gente puxando meu saco, ou querendo me agradar. Eu tenho os melhores amigos que um homem pode querer. Tive brigas com eles, e discordo de muitas ações da maioria deles, mas eles são realmente amigos que podemos chamar de irmãos. E quando digo amigos, incluo no bolo aqueles que também tem o meu sangue, como meu pai, meus avós, etc. Afinal, se você não é um amigo, parente vira apenas um adjetivo depreciativo.
Tenho uma noiva espetacular. Uma mulher bastante difícil, é verdade, mas muito honesta, trabalhadora, agradável, que cativa as pessoas, me respeita e me admira, e que provoca em mim uma profunda admiração. Uma pessoa com quem posso fazer planos e ter certeza de um futuro brilhante.
Tenho um bom emprego. Trabalho pra caralho, a estrutura é uma merda, falta material,  a burocracia é insuportável, mas consigo sentar no meu canto e fazer o meu serviço. Fora que o salário é bom, apesar de já estar defasado. E consegui atingir este emprego através de muito esforço, horas de estudos, noites de sono perdida, nervos à flor da pele. E hoje estou estável, sem que ninguém tenha que ter intercedido politicamente pra me dar o cargo.
É verdade que na vida tive que passar por muita coisa, inclusive uma tremenda crise de depressão, que me fizeram amargar por quase uma década. Problemas de família, timidez, algumas vezes excessiva. Todas coisas que me fizeram sentir um bocado de dor, e colocar em dúvida muitos dos meus princípios por um longe tempo. Mas todas coisas que me fizeram ter certeza que o verdadeiro tesouro na vida agente ganha com caráter, não com pompa.
E por isso hoje eu tenho certeza que vale sim a pena ser honesto. Vale a pena fazer o que é certo, mesmo que todas as pessoas que conheçamos ajam de maneira diferente. O que importa é você conseguir dormir uma noite tranqüila por saber que fez o melhor que podia, e que tenta melhorar ainda mais nos próximos. É você ter certeza de que as pessoas que realmente importam na vida te olham com admiração, por você se manter de pé, contra todos obstáculos e tentações, com as mãos limpas e a cabeça erguida. Isso é o que vale na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário