segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA INFANTIL

 

Se você tivesse nascido no Irã, provavelmente nesse momento você estaria defendo a deia de Alá, e jamais falaria a favor de Jesus Cristo. Isso porque a grande maioria das pessoas nesse país é muçulmano, sendo outras religiões, inclusive o cristianismo, como a ínfima minoria.

Da mesma forma, se seu nascimento tivesse dado em Israel, possivelmente você seria judeu. A chance de fazer parte de outro credo seria muito pequena, uma vez que nesse país a maioria das pessoas é judia.

Nesse sentido fica clara a influência de gerações anteriores para que as que vêm em sequência sigam a religião dos pais. No caso do Brasil, um país onde a maioria das pessoas é cristã, seja católica ou evangélica, a esmagadora maioria dos bebês que nascem hoje serão cristãos no futuro. Uma pequena parte conseguirá fugir da influência dos pais e seguir um caminho da qual ele mesmo escolha.

Isso ocorre devido à doutrinação religiosa. Você desde pequeno é doutrinado a seguir as mesmas ideias de seus pais. Eles te levam pra igreja, te fazem ler livros cristãos, filmes cristãos, participam de reuniões cristãs. Você entra nesse mundo como se fosse verdade absoluta, e quando chega a uma determinada idade, está tão enraizado na sua vida, que você simplesmente não consegue aceitar como possível nenhuma outra ideia.

Em pequenos atos você já é doutrinado ao cristianismo aqui. Seus pais te falam pra ficar com deus, falam de papai do céu, falam da ideia do cara mal, que é o demônio, assim como todos os monstros que foram por ele criado. E você vai criando esse mito na sua cabeça como verdade absoluta.

Não sei se você já tentou ensinar biologia para o seu filho. Pode ser teoria da evolução das espécies, como funciona os cromossomos, como é a reprodução humana… provavelmente seu filho vai ficar fascinado com o que você está falando, mas não vai entender absolutamente nada, uma vez que tal pensamento é completamente abstrato e inatingível para a idade que ele tem. O que te faz pensar que a ideia de um deus pode ser diferente?

Se você tentar agora definir o que é deus, e começar a perguntar para os seus amigos, as ideias provavelmente serão diferentes entre si. Filósofos ao longo da existência humana tentaram e o fizeram, e obtivemos centenas de possibilidades diferentes. A própria existência de deus tem essa característica. Mutias justificativas feitas com exercício mental, inclusive como aposta.

Uma criança ainda não desenvolveu toda essa capacidade de raciocínio pra analisar de forma estruturada e minimamente lógica todos os argumentos, tentando chegar a uma conclusão por si só. Ela será como um papagaio, que irá repetir cada frase que você disser, sem a menor preocupação sobre o sentido disso. E se você a levar na igreja, e ela fizer amigos e puder se divertir, vai ser um local legal, que ela sempre vai querer voltar. Pode não fazer nenhum sentido lógico aquela pregação, mas enquanto tiver diversão, tudo vale a pena.

Por isso sou completamente contrário a qualquer tipo de doutrinação religiosa a crianças. E desde antes do meu filho nascer foi um ponto onde deixei claro que jamais aceitaria que fizessem isso com ele. E já tive que combater algumas tentativas. E no fundo é fácil, uma vez que enquanto alguns dizem pra ele ficar com deus, eu posso dizer que deus não existe. Ele vai repetir ambas as frases, e deixar algumas pessoas na saia justa. E pelo menos terá contato com ambos os pontos de vista. Mas claro, os cristãos não gostam que se conteste a existência de seus deus de formas humanas, com sentimentos humanos, o que os traz um problema: continuar tentando doutrinar e ter que combater a tentativa de uma doutrinação ateia, ou deixar pra depois, ele ter a capacidade de escolher o que quer seguir, conhecendo diversos tipos de crendices ou não? Pra mim a ameaça já garante que ninguém vai tentar doutrinar meu filho.

Você pode seguir o que quiser. A crença é algo pessoal, e se você for uma ser pensante, resultado de reflexão, vivência e conhecimento. E você pode seguir o que quiser, viver o que quiser. Mas não tente empurrar isso pra ninguém. Todo mundo tem o direito de fazer o que achar melhor. Eu tenho lembranças péssimas dessa imposição. Já me fizeram ir num centro espírita, totalmente contra a minha vontade, ainda na infância, e lembro que foi uma das coisas que fiz com mais ódio na minha vida. Se bobear isso ajudou a aumentar minha raiva contra a merda que eu considero religiões. Foi só uma vez, mas eu fiquei tão bravo, e reclamei tanto, que nunca mais tentaram repetir a dose. Fora que eu comecei a pensar duas vezes em voltar a ir pra casa dos parentes que me infernizaram nesse sentido.

As pessoas devem crescer livres pra escolher o próprio caminho, e terem suas próprias experiências. Forçar a barra numa tentativa de tirar essa possibilidade é cortar as asas de quem poderia ter uma vida de grandes voos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário