sábado, 25 de abril de 2020

ATENTADOS À DEMOCRACIA


Eu deveria ter escrito sobre as manifestações contra a democracia, em meio à pandemia, semana passada. Isso é algo muito caro à minha pessoa. Mas diante de tantos fatos incríveis que ocorrem no Brasil, fica difícil pensar numa coisa só.
O principal problema sobre escrever a respeito da democracia, é que nem ao menos escrever sobre isso deveríamos. É muito óbvio que a liberdade e a convivência entre pessoas com pensamentos diferentes é a única saída para uma sociedade justa e evoluída. Não há nada além disso.
Ver pessoas na rua pedindo volta de ditadura, um novo AI-5 (por mais que a maioria daqueles imbecis não saiba o que é isso), deixa claro pra mim que estamos diante de um momento triste e grave. Não existe uma manifestação, existe um crime. Todas essas pessoas são criminosas, e devem ser tratadas dessa forma.
Nossa Constituição deixa muito claro que não pode ser tolerada nenhuma manifestação, ação ou tentativa de ação contra a democracia e os princípios democráticos. Em especial, logo no seu primeiro artigo. Os cargos mais importantes da República são diretamente responsáveis caso tentem agir contra a democracia. Isso é claro e inequívoco. E temos, sem qualquer sombra de dúvida, um grande criminoso na presidência.
Eu sou abertamente de esquerda, e defendo todas as ideologias contidas na esquerda, apesar de não ter partido politico. Mas vejo, por exemplo, na chanceler alemã, Angela Merkel, um expoente da direita que traz em si muita competência. Tem muita gente de direita com excelentes ideias, e que apesar de discordarem de mim, buscam o bem para o país.
Como um ateu convicto e praticante, sempre falo pra todo mundo, quando entramos nesse assunto, que meu melhor amigo é evangélico. Isso não significa que tenhamos um assunto proibido. Muito pelo contrário, eu sempre que o assunto entra, manifesto de forma muito clara e feroz, minha opinião anti-religião, especialmente, e ele manifesta a dele. E fica tudo bem.
Tenho uma fama de ter opiniões bem agressivas no facebook, o que devo admitir que é verdade, mas ser pessoalmente um cara calmo que consegue conversar sobre qualquer assunto e respeitar opiniões diversas. Algumas vezes já me acusaram de ser um leão nas redes e um gato na vida real. Primeiro que pra mim isso não é uma ofensa, dado meu amor extremo e declarado aos gatos.
No entanto, eu não entendo onde temos que sair no braço com as pessoas na vida real, porque pensam diferente de nós. Eu não me acho dono da verdade, e por mais que goste de estudar, não tenho tempo hábil pra pesquisar sobre tudo, bem como nem sei todos os assuntos que existem. Quando converso com uma pessoa com pensamento diferente, partindo do pressuposto que ela não defende teorias da conspiração delirantes, a possiblidade de aprender coisas novas é imensa. Um ponto de vista diferente pode abrir seu horizonte para coisas que você nunca havia imaginado, bem como te mostrar alguns erros que você vinha cometendo e nem se dava conta.
Num país com 200 milhões de pessoas, obviamente é impossível ter uma homogeneidade de pensamentos. Algumas pessoas seguem o cristianismo, outras não. Umas gostam de rock e outras de samba. Umas gostam de filmes de terror, outras não tem nem paciência de ficarem sentadas. Uns gostam de balada outros preferem ficar lendo. Alguns acreditam na ação do Estado para gerar riqueza e justiça social, outros acham que o Estado atrapalha mais que ajuda.
Agora estão dizendo que a democracia é difícil e não resolve os problemas. Porra nenhuma. O que é difícil é você viver com medo de simplesmente manifestar a sua opinião, ou ver pessoas sendo perseguidas, e às vezes mortas, porque pensam diferente do pensamento do governante. Difícil é você não ter capacidade de ouvir pessoas diferentes em soluções de crise. Difícil é achar normal agredir pessoas porque a orientação sexual delas não é igual a sua, o que não interfere em porra nenhuma na sua vida.
Pra algumas pessoas a democracia é difícil porque ela te obriga a ouvir as pessoas que pensam diferente, a conviver com elas. Mas alguns são idiotas demais pra isso. Aceitar o diferente é uma tarefa difícil no começo. Quebrar paradigmas, admitir que alguns dos seus dogmas eram pura imbecilidade. Tudo isso é bem complicado. Mas não existe outro jeito para se constituir uma sociedade justa.
Por isso, essas pessoas que fizeram essas manifestações, por mais ignorantes que sejam, incluindo esse energúmeno criminoso que ocupa a presidência, me causam o mais profundo nojo e repulsa. Como citei no início, são apenas criminosos, e o lugar delas é na cadeia. Se você não tolera a diversidade de uma vida social, vá se enclausurar numa fazenda, no meio do mato, no deserto, qualquer lugar longe das pessoas, assim você pode ser um imbecil sem ninguém pra te contrariar.
Ditadura nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário