quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

DESCRENÇA NA JUSTIÇA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Condução coercitiva do Lula. Pra quem acompanha nosso judiciário e tem um conhecimento relativo da justiça, podemos dizer que foi um ponto determinante para que nosso judiciário enfiasse de vez o pé na lama. Naquele momento tivemos uma divisão sem sentido, entre pessoas que queriam apenas a condenação e prisão do ex-presidente a qualquer custo, contra aqueles que o colocaram como vítima, também a qualquer custo.
O show midiático dado ao evento, bem como o tratamento de herói dado ao juiz, que já havia ganhado fama ao vazar um diálogo com a então presidente, fez com que o judiciário se tornasse um verdadeiro circo. Fatos, provas e procedimentos deixaram de ser importantes. O que passou a valer foi o aspecto justiceiro ou o carrasco perseguidor. A justiça estava morta.
Não sem antes passarmos por fatos absurdos espalhados por todo o país, como a fiscal de trânsito condenada a pagar R$60.000,00 a juiz pêgo dirigindo bêbado, que a desafiou e apenas ouviu que não era deus. E claro, o judiciário ficou ao lado de seu colega, para vergonha nacional.
Ou então o episódio absurdo da juíza que determinou a manutenção de uma mulher numa cela masculina, fazendo com que ela fosse estuprada várias vezes, todos os dias. E depois de ser solta, a moça que teve que mudar de cidade, pois ela havia exposto o judiciário, a polícia e o próprio crime. A vítima recebe várias penas.
Isso pra não falar, no caso da política, em como determinados grupos ganham privilégios. Até agora, nenhum político do PSDB, o segundo maior partido do país, preso, apesar de várias acusações. Aqui em são Paulo, apesar de várias denúncias, ou os processos são extintos, ou nenhum político é envolvido nas acusações.
O caso Aécio Neves é o mais emblemático de todos. Depois de tantas acusações e provas, gravações onde até mesmo seus familiares são ameaçados, o STF deu aval ao Congresso para manter seu mandato, fazendo com que o político se mantenha como Senador.
O resultado disso é que nosso judiciário está desacreditado. Ninguém imagina que há justiça no Brasil. E agora vemos Lula disparado na liderança das pesquisas, pois o que ficou como maior impressão para as pessoas é que houve uma exagerada perseguição, especialmente porque ele já estava na frente, bem como sua avaliação como presidente sempre foi muito positiva.
Fora que seu processo teve um resultado pra lá de estranho, onde não foi definitivamente provada sua culpa, sendo a condenação ocorrida por “fortes indícios”, o que em pessoas neutras cria uma evidente questão sobre a lisura do processo, seus reais interesses e sobre a possibilidade de Lula vencer a eleição e derrubar todo o grupo que está no poder.
Um questionamento que não traz esclarecimentos. O que temos é dúvida. Parece que Lula é realmente envolvido com corrupção, mas como saber se o processo apresentou tanta pirotecnia? Como ter certeza se a mídia traz um posicionamento direto e faz seu jornalismo de forma a defender com unhas e dentes o que acredita?
Aí você já aproveita e junta isso ao fato do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ser o atual Secretário da Educação do atual Governo de São Paulo, comandado pelo PSDB, e tenta imaginar porque é quase impossível um cidadão comum vencer uma ação judicial contra o Governo, sendo quase certo que é preciso chegar até o STF para ter alguma chance.
Transbordam fatos que demonstram que nosso judiciário não é nada imparcial. Fatos que colocam grandes dúvidas sobre a lisura de decisões, sobre a culpa ou inocência das pessoas, sobre os interesses de juízes. Fatos que ajudam bandidos a serem tidos como heróis, mantidos no poder. Como acreditar na justiça num país que perpetua fatos dessa forma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário