quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

CRIANÇA MIMADA NÃO

Como é comum ver alguém que fica com pena de uma criança chorando porque não conseguiu alguma coisa que queria. Fazer as vontades do filho porque quer dar a ele tudo o que não teve na infância. Não quer vê-lo sofrendo pela negação.
Estou prestes a ter a experiência mais incrível e assustadora da minha vida, que é me tornar pai. Muita coisa é assustadora, num mundo praticamente sem regras, sem respeito e violento. Um mundo intolerante com o diferente. Mas sem dúvida o que mais tem me assustado ultimamente é a possível dificuldade do meu filho conseguir lidar com algum tipo de negativa.
Como me considero uma pessoa de relativo sucesso na vida, sem acreditar em divindades, acredito que o maior segredo para conseguir efetivamente ser um vitorioso é a capacidade de aprender com o fracasso. Em geral, na vida, acho que temos até mais derrotas do que vitórias, só que as vitórias são mais saborosas, especialmente quando estamos tentando arduamente. E cada derrota é uma espécie de aprendizado.
A vida em geral fala “não” o tempo todo. Você não consegue transar com todas as pessoas que deseja; não consegue ganhar o que quer em termos financeiros; não tem todos os pertences que gostaria; não viaja para todos os lugares que sempre sonhou; as pessoas que você ama não vivem pra sempre... isso é a vida. E sempre será.
Tenho observado muito que crianças tratadas dessa forma se tornam adultos intolerantes, frustrados e difíceis de conviver. Muitas vezes abatem-se com derrotas com uma facilidade absurda. Não sabem o que fazer quando escutam um não.
Mas o pior de tudo é que não têm respeito por absolutamente nada. Tratam mal quem os ama, quem tenta os ajudar. Não ligam para sofrimento alheio, apenas querem sua vitória e pronto. Não se importam em passar por cima do que quer que seja para obterem sucesso. Mas o pior de tudo, são os que apenas sofrem, sofrem e sofrem, sem condições de reagir a absolutamente nada.
Essa história que você não deve bater numa criança é a coisa mais ridícula, patética e idiota que alguém pode dizer. Porque a vida bate, sem dó, o tempo todo, e pra derrubar de vez. Um pai dá uns tapas e faz a criança aceitar que não é não. Talvez uma ou duas surras de chinelo, pra doer. Claro, nada que vá machucar ou pra descontar ódio. Mas uma vez que é preciso impor limites, uma chinelada é um meio que às vezes precisa ser utilizado.
Tenho uma preocupação muito grande em criar um homem, um cidadão decente que tenha respeito pela vida. Quero que o meu filho seja uma pessoa que sinta compaixão (o que é diferente de pena). E pra isso não vou fazer todas suas vontades.
Minhas duas gatas já tomaram alguns tapas, às vezes até forte, porque rosnaram para mim ou para minha esposa quando brincávamos, ou tentaram nos morder. Aconteceu umas duas ou três vezes, e atualmente elas não têm qualquer atitude agressiva. São duas gatas altamente carinhosas, companheiras e felizes. O fato de apanharem corretivamente não as tornou frustradas, agressivas ou qualquer merda dessas. As fez mais companheiras.

Acredito que Ghandi estava certo quando dizia que é preciso educar os meninos para não punir os homens. E educar é lançar mão do que é possível. Conversa, depois uma bronca, um puxão de orelha, e se não for possível sucesso com tudo isso, uns tapas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário