sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O RESPEITO ÀS CRENÇAS (OU NÃO)


Provavelmente quebrei meu recorde de polêmicas ao exibir um comentário ilustrado por uma imagem de Jesus, remetendo a um boneco inflável. Tive a surpresa de ver um grande amigo, que acreditava ter um pouco mais a mente aberta quanto a tais assuntos, ficar revoltado por eu estar ofendendo a imagem de Jesus e de Deus. Em suas críticas, recebi a acusação de não estar respeitando as religiões, ou a fé das pessoas.
Tivemos uma imensa briga pela internet, e não chegamos a conclusão nenhuma. Aproveitando que este é o meu espaço, acho que seria interessante tecer algumas considerações sobre o caso, uma vez que acredito piamente que meus amigos cristãos estão se revoltando porque estão vendo pessoas questionarem efusivamente uma crença que até pouco tempo pra eles era intocável.
Acredito que todos temos o direito de nos manifestar. Antigamente eu ficava puto com manifestações dos crentes em deus, e muitas vezes rebatia comentários, discutia, arrumava briga. Algumas pessoas me criticaram, e disseram que eu estava tentando impedir que estas pessoas se manifestassem, em nome da minha falta de vontade de ler nada sobre Deus. Eu refleti muito sobre essa critica, e no fim cheguei à conclusão que estas pessoas estavam certas.
Decidi então não mais questionar comentários de pessoas que manifestassem sua fé. Mas decidi que seguiria pelo mesmo caminho, e iria dar mais expressões da minha falta de fé, e das razões que acredito ser absolutamente impossível a existência de deus, ou de qualquer divindade que guie este mundo. Comecei a expressar cada ponto que me fazia crer que deus não existia, e porque acho tão absurdas certas frases que pessoas dizem defendendo religiões.
Um ateu acha a bíblia uma piada. Um ateu acredita que essas máximas de deus, por exemplo que ele age por caminhos misteriosos, que jamais poderemos entender a vontade de deus, etc., servem apenas pra criar um bando de acomodados que não lutará pelo que é certo. Um ateu acredita que uma imagem de Jesus nada mais é do que um retrato criado por um artista, manifestando apenas um ponto de vista pessoal sobre este homem “sagrado”. Um ateu acredita que nada é livre de debates e discussão.
Respeitar uma fé não significa aceitar tudo o que é dito e manter total silêncio sobre os pontos de vista. Da mesma forma que respeitar gostos políticos não significa que temos que aceitar que alguém seja afiliado ou favorável a um determinado partido, e que todas as merdas que este partido fizer devem ser ignoradas em nome de um bom relacionamento.
Acredito muito mais que existe respeito quando todos temos a oportunidade de nos manifestarmos livremente, mostrando aquilo que achamos correto e o que achamos errado em cada assunto. Mesmo que isso seja uma crítica voraz a qualquer coisa. Isso reflete o ponto de vista de quem fala, e talvez sirva pra criar um debate e uma reflexão sobre um assunto.
Reclamar que uma pessoa ofende um ser imaginário, que nunca foi provado, e que talvez nem o seja, porque esta pessoa o considera um ser imaginário, é podar sua liberdade. Não sou obrigado a ver deus ou jesus como seres supremos e bons, nem sou obrigado a compactuar com isso. E não vou compactuar com isso.
Recebi ameaças, fui descartado de grupos de amigos. Ao longo da minha vida pessoas deixaram de falar comigo por causa disso, e fui tratado com grosseria uma série de vezes. E o que aconteceu? Só fiquei mais severo com essas crendices estúpidas, que vêm fazendo com que pessoas fiquem preconceituosas ao longo dos tempos.
Pra que devo respeitar uma fé que acha que eu devo me calar? Pra que devo respeitar uma fé que fica furiosa quando eu questiono até mesmo aspectos históricos de uma imagem sabidamente falsa? Pra que devo respeitar uma fé que me ameaça me lançar ao inferno se eu não amar incondicionalmente uma mera possibilidade? Que respeito este tipo de fé teve pela raça humana ao longo dos últimos séculos?
Nunca irei erguer meus punhos para pessoas religiosas, nem irei proibi-los de seguir sua fé. Nunca irei apoiar qualquer ato de violência pra se impor um ponto de vista, mesmo que estes atos venham de ateus. Mas jamais irei considerar como correto a tentativa de calar uma pessoa só porque o que ela expressa vai contra suas crenças e seus dogmas. Você não é obrigado a seguir o que esta pessoa fala, mas ela também não é obrigada a viver enclausurada porque VOCÊ é incapaz de aceitar ideias diferentes da sua, ou considera estas ideias arrogantes, menosprezo, agressivas ou injustas, porque elas criticam seus pontos sagrados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário