sábado, 3 de setembro de 2011

A vergonha de ser barretense


Foi surpreendente ver na internet a quantidade de pessoas contrárias aos rodeios. Uma surpresa boa, por sinal. Mas foi lamentável e vergonhoso ver a rede Globo noticiando o evento como uma competição esportiva normal. Mostrar em seus telejornais a barbárie que é cometida contra animais indefesos é algo passível de cadeia, tanto quanto praticá-la.
Não da pra entender como esporte atos de violência contra animais. Pode ser o animal que for, é simplesmente repulsivo e asqueroso. Não posso concordar em chamar de ser humano alguém que sequer prestigie tal evento.
Os animais que fazem parte de rodeios são tratados para agirem de maneira violenta. Esporadas, ferroadas, xicotadas, e casos em que os testículos do boi são pressionados para que ele sinta dor, e saia pulando. Obviamente vai ter gente, como ocorre, que diz que coisas do tipo não são maus-tratos, sendo estes procedimentos normais contra animais deste porte. Claro, imagino que ele deva fazer isso com a mãe dele, ou com a esposa (nunca devemos duvidar). Mas não imagino que ele faça nada contra seus testículos, pois pra agir de maneira covarde dessa forma, não pode ter o par.
Fora que você demonstrar coragem contra animais feridos, é realmente coisa de macho mesmo, né? Na Espanha consegue ser pior ainda, pois os caras lutam contra touros já feridos, numa luta completamente injusta. Aqui, pelo menos não é até a morte, mas mesmo assim, o sofrimento causado em perseguições, esporadas e o estress de uma platéia ensandecida para um animal, não pode ser considerado menos letal.
Quando era moleque todo mundo falava sobre como deve ser bom ser nascido em Barretos, a terra do peão, e eu ficava pensando sobre como deveria ser louco um rodeio. E hoje eu sei que louco não é o adjetivo que melhor pode qualificar o evento. Podemos dizer que é sádico, cruel, demoníaco, covarde... tudo de ruim que pode ser usado pra falar de seres humanos é evidente num rodeio.
E incrível que nossas autoridades, sociedades protetoras de animais, e todas as organizações responsáveis por justiça e pela vida, assistem essa aberração, como se fosse algo normal. Será que é por que gira muito dinheiro nessa merda? Será que é por que qualquer valor vale mais do que um animal? Ou será que é por que o ser humano já perdeu qualquer característica de ser humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário