sábado, 3 de setembro de 2011

Escolhas de padrinhos


Um dos momentos mais prazerosos de um casamento é escolher quem será seu padrinho e sua madrinha. Como já fui de dois casais, posso dizer que é um honra. Um momento em que você sente que anos de amizade tiveram um fundamento. Até porque, no meio de tantos amigos que você tem, você escolhe poucos para estarem dividindo um momento especial com você.
Quando você faz esta escolha, é porque estas pessoas são muito especiais. Representam pra você muito mais do que uma simples amizade, é algo como uma irmandade, uma cumplicidade que só com aquela determinada pessoa você é capaz de ter. E eu sei que ser escolhido como uma dessas pessoas, é algo que não tem preço.
O que não significa, obviamente, que se você não foi padrinho de alguma pessoa que você gosta muito, que esta pessoa goste menos de você. Eu mesmo tenho muitos amigos espetaculares, que fizeram a minha vida valer a pena, que não foram escolhidos como meus padrinhos. Imagino que se colocasse todo mundo que eu desejo, o altar iria ruir, ou ninguém ia conseguir assistir o casamento, em meio a tanta gente.
Mas o que eu não consigo entender, é como uma pessoa que teve a honra de ser escolhida, pode se atrasar, desistir pouco tempo antes, ou mesmo faltar no dia. Como você pode receber um dos maiores presentes que um amigo pode te dar, e agir com indiferença? Isso é algo lamentável.
Quando eu vi uma das escolhidas para ser madrinha de um amigo meu deixar de ir porque tinha um ensaio de dança na hora da cerimônia, não acreditei. Mas foi real. A moça teve a pachorra de chegar atrasada (quase no fim), para ensaiar pra dançar (coisa que fazia todo fim de semana). A sorte do cara é que o padrinho estava num relacionamento sério, e a moça era muito bacana, aceitando o convite de última hora. Eu tenho nojo da escolhida inicialmente até os dias de hoje.
E agora que o meu está próximo, fico boquiaberto ao ler textos em que casais de padrinhos vão chegar um hora depois do horário marcado, ou que simplesmente não vão, que chegam bêbados, ou coisa pior. Isso não é somente falta de educação, é uma falta de consideração com alguém que declaradamente ama você, e que tem grandes expectativas com a sua presença num dia especial. Isso pode ser considerado como uma das maiores ofensas que uma pessoa pode sofrer.
Até mesmo o André, quando padrinho do Igor, chegou bem antes do horário. Isso mostra que por um amigo vale a pena você realmente deixar o resto de lado, e fazer com que seu dia seja realmente especial. Eu nunca tinha visto o cara ser pontual em um evento, e naquele dia, ele foi. Se bobear estava pronto até mesmo antes de mim. E todos deveriam ser assim, pois é uma pessoa única na vida que está ali, casando. E ela quer você.
Por isso, se você for convidado pra ser padrinho de casamento de alguém, receba este convite com padrinho, e caso aceite, aja como se for o seu casamento, pois um dia você irá fazer o convite pra alguém que poderá tratá-lo da mesma forma que foi tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário