terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais uma pequena pá de cal na educação


Encontrei meu colega Marcos, professor de biologia, indo pra escola que eu trabalhava. Ele me contou sobre o novo e espetacular plano do novo secretário da educação, reduzindo as férias dos professores para apenas um mês por ano, divididos em dois períodos de quinze dias. Ele mesmo falou que o desânimo reina na educação, e muita gente já tem a certeza que faltava que é melhor sair.
O problema maior é que os professores terão que voltar no meio de janeiro, só que sem alunos. A idéia inicial é planejamento de aulas. Só que existe uma lei, que o governo do estado faz questão de não cumprir, já aprovada pelo STF, onde um terço da carga horária será destinada a tal tarefa, não sendo necessária qualquer disposição de dias pra planejamento.
Por outro lado, todo mundo sabe que um professor ganha uma mixaria, e que precisa trabalhar em duas ou três escolas pra um salário decente. Com isso, o cara fica imensamente cansado. E por isso um mês de férias em janeiro, mais os quinze dias de recesso em julho (que não acarretam custos, pois não são pagos) são essenciais pro professor manter pelo menos sua sanidade mental.
O que vai acontecer é que o professor vai ficar ainda mais cansado, desanimado, e frustrado com a profissão. Mas este parece ser mesmo o objetivo deste péssimo governo tucano (mas, como eu citei anteriormente, as pessoas ainda acham que está indo tudo bem). A defasagem de profissionais é gigantesca, e vai ficar ainda maior.
Não haverá planejamento em janeiro, até porque você tem que planejar como impedir as feras de se matarem. Em geral, uns três ou quatro dias serão de planejamento, e o resto, um vai ficar olhando pra cara do outro. O governo vai apenas obrigar o professor a estar lá quando ele não quer. A estrutura será a mesma merda que tem sido nos últimos anos, o salário será a mesma vergonha (mesmo que alguns ainda tenham se iludido com um aumento divulgado), e os alunos ainda estarão mais preocupados em transar, se drogar, brigar e quebrar a escola. Tudo vai ser a mesma merda, com o agravante de que o professor terá menos tempo pra descansar.
Daí algumas pessoas me perguntam se eu não tenho saudade de dar aulas. Você está louco? Você acha que alguém tem saudade de que enfiem uma faca no peito todo dia? Você acha que alguém pode ter saudade de ver crianças quebrarem o nariz uma das outras? Acha que alguém pode ter saudade de ficar fora de casa de manhã até a noite, pra no fim do mês ganhar um salário que no máximo da pra pagar as contas do mês, se você for bem econômico? Você acha que alguém em sã consciência, ou que tenha um mínimo de qualificação, vai realmente se interessar em ser professor hoje em dia? E você acha que existe algum atrativo para que os bons profissionais fiquem nessa área? Você tem merda na cabeça?
Por isso, dou mais uma vez parabéns pra todos aqueles que têm votado nas pérolas mor, como Alckimin, Serra, FHC, Covas e toda essa corja, que ano após ano vem fuzilando a educação, criando uma realidade cruel e implodida, onde nem sabemos se voltaremos vivos pra casa. E você, depois de vinte anos, continua achando que está tudo bem. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário