terça-feira, 4 de agosto de 2020

GRATIDÃO É O CARALHO!!!


Virou uma maldita modinha as pessoas colocarem coisas legais na internet, com fotos emocionantes, ou frases de efeito e escreverem “gratidão” no fim, com duas mãos unidas em sinal de reverência aos céus. Isso tem sido um ponto de revolta da minha parte. Sim, sem dúvida é uma revolta minha, mas como esse é o meu blog, com meus textos, eu vou expor o que penso. Sinta-se grato por isso!
Eu não sei como é a rotina de cada pessoa. Mas eu acordo cedo todos os dias. Trabalho de casa desde março, em horário comercial, normal. Lido com processos, o que por si só deixa o trabalho tenso. Como uma pessoa normal de classe média no cenário atual, não tenho ninguém que me ajude. Limpo minha casa, faço minha comida, pago as contas, de quinze em quinze dias fico com meu filho, o que exige cuidados, faço atividades físicas pra evitar que eu morra… uma rotina normal e cansativa.
Pra chegar até esse ponto, eu precisei fazer duas faculdades. O que significa dez anos de horas e horas dentro de uma sala de aula, horas lendo pra caralho, fazendo trabalhos, provas, gastando dinheiro com livros, condução, um monte de café pra não dormir… e depois, nos concursos, horas e horas estudando igual um doido. Eu deixei de ficar com meu filho e arrumei uma briga homérica com minha ex mulher pra poder estudar pra um deles.
E eu vejo gente com a rotina muito mais fodida. Gente que atravessa a cidade pra trabalhar, que tem vários filhos, ou mães solteiras e que cuidam do filho. Pessoas que são a única fonte de renda numa casa. Pessoas que fazem tratamentos cruéis, cansativos e sofríveis a doenças fatais, e em muitos casos têm que enfrentar a falta de estrutura do serviço público ou as negativas dos planos particulares, o que leva a imensas batalhas judiciais.
Eu vejo pessoas que passaram por traumas imensos na vida, que fazem um esforço imenso pra superar os problemas. Vejo gente que perdeu tudo o que tinha por desastres. Vejo pessoas sendo perseguidas por serem parte de alguma minoria. Vejo pessoas que tentam se agarrar a algum fio de esperança pra não darem um tiro na cabeça, no meio desses caos maluco que virou a raça humana.
E eu tenho que ter gratidão??? Gratidão a que, porra? Ao fato de todos os dias eu ter que me esforçar mais do que meu corpo aguenta? Ao fato de ter feito tanto esforço, algumas vezes inútil, chegando a desenvolver doenças emocionais e até hoje estar difícil de curar? Ao fato de mesmo que você faça o seu melhor, algum filho da puta venha te julgar por algo que ele nem ao menos sabe se é verdade ou se alguém inventou?
Todo mundo que busca ser feliz se esforça, e muito. Todo mundo tem que superar um monte de barreiras, cair e levantar de novo. Aprender com os erros, cuidar dos estragos à saúde que isso fizeram, mudar alimentação, estudar mais, dormir pouco… essa é a rotina normal de qualquer pessoa que queira ser feliz. E isso custa, muito. Você tem que abrir mão de alguma coisa, pra ter outra. E vai da escolha mais importante. E isso significa sacrifícios. Tudo pelo seu esforço, e talvez alguns amigos que tenham ajudado, e numa situação normal, a família.
E se você acha que eu tenho que ser grato por ter algo que eu tenha que alguém não tem, como comida, por exemplo, você é o tipo de pessoa que eu quero que vá se foder, com todo ódio possível e imaginável. Você é o tipo de ser alienado maldito, que faz a sociedade ser a merda que é. Eu não tenho que ter porra de gratidão nenhuma por pessoas passarem fome e eu não. Eu tenho que me revoltar com essa situação. Tenho que sentir ódio e angústia por terem pessoas assim. Não existe nada pra se agradecer na miséria alheia! As pessoas precisam buscar, como sociedade, que injustiças assim nunca ocorram. Eu não tenho privilégios dignos de alegria enquanto pessoas estão morrendo.
Assim, não há nada pra se agradecer. Você teve seu esforço e tem que valorizar você mesmo por isso. Se tem algo a agradecer, faça pelas pessoas que estiveram do seu lado nos momentos difíceis, e tenha compreensão das que não estiveram porque elas também estavam em momentos difíceis. E busque uma sociedade, no sentido coletivo, melhor, onde tenham o mínimo pra sobreviver.
Pare de agradecer a algo intangível, por uma pseudo-conquista, que provavelmente é extremamente efêmera, ou que pouca gente realmente liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário