terça-feira, 4 de agosto de 2020

ASSUMA SUAS CAGADAS


Nosso código penal traz alguns crimes que estão aliviados por situações, que nada mais são do que justificativas, chamadas atenuantes, que tornam as penas um pouco mais brandas. Estar bêbado na hora do crime, tomado por grande emoção, etc. Essas circunstâncias não acabam com a punição, mas servem de justificativa para evitar que sejam tratados como criminosos que tenham agido a sangue frio.
O fato de ser mantida a punição tem não só o caráter corretivo (na verdade eu vejo mais uma sociedade vingativa, porque aqui dificilmente se corrige alguma coisa), como também evitar que por um determinado tempo a pessoa que cometeu o crime esteja em contato com a sociedade, sendo para ela uma ameaça. Assim, se a pessoa mata alguém tendo transtornos mentais, ela será internada em um hospital psiquiátrico, não só pra ela mesma, como pra evitar que mais pessoas fiquem em risco ao terem contato com alguém doido e assassino.
Comecei com essa explicação porque tenho visto pessoas justificarem atos bárbaros por diversos motivos. Desde o comunismo, passando por bebida, crise hormonal, estresse, cansaço, e todo tipo de desculpa. Logicamente, a mais comum, vontade de Deus ou provocação do Diabo, e sem dúvida as duas mais odiosas.
Acredito que todos passam por problemas sérios na vida. Até hoje não conheci uma só pessoa que tivesse uma vida plena e feliz, sem riscos e sem algum momento de extrema tensão, ou alguma doença grave. Isso faz parte. E num sistema capitalista, onde é preciso enfrentar um monte de situações ruins pra sobreviver, o que significa ganhar dinheiro, o convívio com o estresse é regra.
E a maioria das pessoas não consegue canalizar o problema. Geralmente descontam a raiva, o problema, as angústias, em quem estiver perto. Tratam mal filhos, pais, amigos, cônjuges… vira um problema imenso que vai virar uma bola de neve. Afinal, ninguém gosta de ser tratado de forma agressiva por um longo período. Em algum tempo, isso se tornará um conflito.
Se você não cometeu um crime no seu período de caos, mas cometeu algum erro colossal, talvez não seja possível reverter a situação. Alguns erros não tem como voltar atrás. Mas você pode analisar os fatos, entender onde errou, assumir os erros, e tentar evitar que eles voltem a se repetir em uma situação semelhante. Essa parte eu creio que é a máxima dignificação da personalidade.
É justificável você trair seu marido por carência. Existe um motivo que leve a isso. Mas ainda assim, a mentira continua sendo um erro. Provavelmente seria mais fácil conversar com ele, e se não surtir efeito, partir pra algo que te deixe feliz. Até porque você ganha dois problemas. Obviamente numa situação dessas existe culpa recíproca. Mas não acredito que alguém vá atingir a felicidade numa situação dessas.
Peguei um caso inventado como exemplo, mas qualquer coisa poderia ser enquadrada aqui. Mulheres são agressivas e culpam a TPM. Homens são agressivos e culpam o estresse. Todo mundo faz merda no trânsito porque está morrendo de pressa e não tem tempo. Pais não dão atenção para os filhos porque trabalham demais. Os mesmos pais deixam de corrigir atitudes ruins dos filhos por terem uma infância autoritária e não quererem passar essa mesma imagem, e acabam indo pro extremo oposto. Todo mundo faz merda, algumas vezes de forma imensa. E todo mundo tem um motivo pra isso.
O que eu não entendo, de verdade, é o fato das pessoas insistirem por uma vida inteira em manter a justificativa, como se todas as demais pessoas tivessem alguma obrigação de aturar essa merda porque ela tem um motivo. Então vamos ser claros: ninguém tem obrigação de nada. Se você trata alguém mal, essa pessoa vai se afastar. Isso é um fato. Se você quer alguém perto de você, seja gentil, educado, ou minimamente divertido. Você não precisa adular uma pessoa o tempo todo, mas ficar batendo (metaforicamente falando) é algo que só cria problemas. E tem certas coisas que se quebram e nunca mais podem ser arrumadas.
Não existe vergonha nenhuma em assumir os próprios erros. Mesmo que tenham sido deliberados, que você queira ter prejudicado alguém, ou que não tenha dado a mínima, o arrependimento é algo positivo, pelo menos na minha visão. Se você entende que causou o mal, talvez não o repita. E se você assume seus erros, independente dos motivos que o levaram a errar, e sabe que a culpa é sua, você se da a oportunidade de melhorar e não errar mais. E muito provavelmente pessoas boas começarão a ter admiração por você.
Pare de culpar uma porrada de fatores externos, e assuma suas merdas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário