terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Você não tem mesmo político de estimação?

Há um tempo atrás fazia algumas críticas ao Ministro Joaquim Barbosa, pela teoria do conhecimento do fato, aplicada para condenar José Genoíno. Especificamente porque nosso direito não contempla esse tipo de ideia, assim como pelo fato de, se isso for imposto ao cidadão comum, muita gente honesta e trabalhadora será posta na cadeia sem ter feito nada.
Joaquim Barbosa se declarou, à Folha de São Paulo, dos que eu li, ser eleitor de Dilma e Lula, elogiando as conquistas de seus governos. Mesmo assim, sendo também nomeado por Lula, não deixou de cumprir seu papel, condenando alguns políticos petistas pelo cometimento de crime. O principal, José Dirceu, era o segundo nome mais forte do partido, e principal nome para suceder Lula em 2010.
O exemplo de Joaquim Barbosa, mesmo não concordando com seus métodos, deveriam ser seguidos. Ele não deixou suas preferências pessoais interferirem em seu trabalho, nem em seu juízo de valores. Aliás, possivelmente, como petista, exigiu um comportamento de acordo de seus eleitos.
O que vemos agora é o extremo oposto. Temos o tratamento de herói a quem condena quem nós somos contra, mesmo que este herói esteja agindo descaradamente contrário aos preceitos legais.
O maior exemplo é o juiz Sérgio Moro. As ações deste juiz são extremamente contrárias às nossas leis. As condenações e ações incisivas contra políticos do PT, inclusive com indeferimento de pedidos da defesa, associado ao histórico familiar com o PSDB, principal adversário petista, onde o mesmo participa de eventos ao lado de tucanos, postando fotos em ações sociais, são os grandes sinônimos de imoralidades cometidas por este juiz.
Analisando nosso histórico político, acredito que Lula tenha culpa no cartório. No entanto, minha crença não é suficiente para condená-lo. Toda condenação requer prova, ampla defesa e a observância do processo legal. Se estes preceitos não forem observados, não há condenação válida.
Além disso, a todos é garantido, de forma constitucional, juiz imparcial. Se ele é amigo da parte, ou inimigo capital, o processo está viciado. Sendo assim, existe a possibilidade de se anular um processo em que o político é culpado, é imensa. E neste sentido, todos aqueles que são anti-PT poderá ter seu sonho anulado por erros grosseiros do juiz.
Não há como pular as etapas judiciais, nem como exigir a prisão de alguém cujas provas não demonstram a culpa. Eu não tenho como, por exemplo, querer a condenação de Aécio Neves, o mais delatado da operação Lava Jato, sem que seja provado amplamente que ele tem culpa.
Mas o que podemos exigir é ampla investigação, de todos. Não só os políticos, como todos os brasileiros.
E a partir do momento que se comemora a prisão do Lula, mas não há qualquer comoção por pelo menos uma investigação contra Aécio e Serra, por exemplo, demonstra-se claramente que não existe uma comoção popular contra a corrupção, mas sim contra o PT.

Daí vemos que existe sim por parte da população, um abraço imenso a políticos que sustentem os mesmos objetivos, mesmo que sejam estes políticos corruptos, sendo eles, mesmo por tempo limitado, seus políticos de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário