sábado, 17 de março de 2012

Uma vergonha nacional


O anúncio da saída do PR da base governista é também a declaração mais descarada que já tive conhecimento de que nossos políticos não agem senão por interesse. Apesar de representar um partido pequeno e inexpressivo, deixou claro como funcionam as coisas no mundo da política.
Desde que me entendo por gente, vejo alianças construídas sem qualquer ideologia política. Praticamente bases de governos e noções de administração são ignoradas em função do aumento de poder. Pra começar, um partido inicialmente criado de esquerda e com uma filosofia voltada para justiça social, como foi o PSDB, alia-se ao PFL, que tem em sua estrutura toda a herança da ditadura, além dos criminosos que fizeram parte daquele período, perdoados pela justiça. É a afirmação clássica que a política é apenas poder no Brasil.
Agora, vemos uma imensa crise entre partidos, insatisfeitos com a quantidade de cargos de alto escalão que possuem. O PMDB deixa claro que pra continuar apoiando o governo Dilma quer mais Ministérios. Face disso, impôs a ela uma derrota incontestável, sobre recolocação de outro ministro. Apenas pela vingança de não ter seus desejos atendidos. Ao mesmo tempo, o PR assume publicamente que não está satisfeito com a situação, e por isso migra para a oposição. Mas, se a presidenta der ao partido o Ministério que eles tanto querem, voltam para o governo. Chantagem, barganha e interesse particular escancarados.
É uma vergonha sem limites. Os nossos líderes deixam claro que não interessa qualquer projeto de governo em pró-Brasil. Não interessa melhorar a vida das pessoas, fazer do país uma potencia ainda maior, ou sequer melhorar nossa indústria. Só o poder importa. E segundos alguns órgãos da mídia, até mesmo lideranças do próprio PT estão insatisfeitas com esta atitude da presidenta, boicotando também sua governabilidade. Chega a ser o cúmulo do absurdo.
Mas, se podemos tirar algo de bom disso tudo, é a imagem passada pela presidenta. Votei nela numa situação extrema, onde tínhamos a porta do apocalipse aberta com a possibilidade do fascista Serra ser presidente, e dois outros candidatos muito fracos ou radicais, que apresentavam uma possibilidade de caos imediato. Não esperava nada da presidenta, a não ser uma total continuidade do governo Lula.
Por isso, fico feliz pela firmeza como ela trata a questão. Ela se demonstra séria e incorruptível. Busca tirar todas as maçãs podres e todos aqueles que ferem a imagem de seu governo, buscando nomes técnicos e que possam apresentar soluções reais e duradouras para o país. Pela primeira vez parece que temos um líder com característica com tamanha “hombridade”. Mas eu sei, isso não é suficiente. Provavelmente sua falta de habilidade em costurar acordos fará com que as coisas fiquem feias, e que brigas sejam compradas, e crises se instalem. Ao mesmo tempo que mostra algo maravilhoso e exemplar para o país, mostra também que não há como ser sério e honesto e fazer um trabalho decente. Espero que ela prove o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário