sábado, 17 de março de 2012

A lei da anistia


Acabo de ficar sabendo que  o comandante de um massacre de uma guerrilha na época da ditadura, acusado de seqüestrar várias pessoas, teve sua denúncia rejeitada pelo STF. Segundo os ministros, a lei da anistia, de 1979, perdoou tais crimes. Também alegou que uma condenação poderia abrir velhas feridas e aumentar o clima de confronto entre os grupos ideológicos.
Acho que tivemos ontem, dito pelo STF, uma demonstração clara e inegável, de que nosso país nunca será um país minimamente honesto, sério, e justo. Aqui você pode matar, seqüestrar, estuprar, roubar e corromper, que sempre haverá uma brecha na lei pra que não haja punição. Se o sujeito tiver dinheiro então, não há lei severa o bastante.
A lei da anistia foi escrita durante o período militar, pelos militares. Sob alegações de findar conflitos entre grupos ideológicos, resolveu simplesmente perdoar todo mundo, o que é bastante conveniente, uma vez que os militares torturaram e mataram centenas de pessoas, sem que alguns corpos jamais fossem encontrados. Depois de usar e abusar do poder, eles puderam usar uma lei pra que seus crimes fossem esquecidos.  E figuraram na política, por muito tempo, governando o país mais oito anos, ao lado do nosso grande sociólogo.
E hoje, mais de trinta anos depois, a mesma lei é usada para manter tais pessoas na legalidade. Todos os nossos vizinhos já repudiaram tal manobra, buscando a justiça daqueles que sofreram e morreram pelas mãos de tiranos. Nós, na maior potência da América Latina, e sexta maior economia do planeta, ainda protegemos esses assassinos, que ditam, de certa forma, o rumo do nosso país até hoje.
E mais incrível ainda é que o perdão veio de várias fontes, com políticos que foram torturados, presos e perseguidos, como é o caso de FHC, Lula, entre outros, se aliando a este tipo de gente. E mais ainda: tivemos a extrema deficiência mental de divulgar e-mails condenando as atitudes da nossa presidente, que teve a coragem, que muitos não tiveram, de lutar pela liberdade, que supostamente temos hoje. Pessoas como ela, que sofreram horrores nas mãos desse tipo de escória, que são tratados pela nossa massa de ignorantes de plantão como terroristas.
Que esperança da pra ter nessa porra de país?

Um comentário:

  1. I discovered your web site via Google while looking for a related subject, lucky for me your web site came up, its a great website. I have bookmarked it in my Google bookmarks. You really are a phenomenal person with a brilliant mind!

    ResponderExcluir