domingo, 8 de agosto de 2010

Orgulho, Brasil


Fiquei tão revoltado com a história do Massa na Fórmula 1, que esqueci completamente que esta semana, também no esporte, tivemos outro caso bem impactante, só que desta vez fez com que sentíssemos orgulho de um brasileiro.
Muricy Ramalho, convidado para assumir cargo de técnico da seleção brasileira, recusou o convite, por causa de seu compromisso contratual com o Fluminense. Como há um contrato em vigor, firmado há pouco mais de um mês, o técnico resolveu abandonar por hora (e talvez para sempre) seu sonho de ser técnico da seleção nacional, para manter sua palavra e seu compromisso.
Eu ouvi e li muitas críticas ao treinador, dizendo que seleção brasileira não se pode recusar, que devemos servir o nosso país, e toda aquela babaquice que essas teorias conservadoras vazias adoram propagar. Reclamaram que o time não foi sensível o suficiente para entender a posição do treinador, que ele deveria ter batido o pé, que aconteceu briga política, e tudo quanto é tipo de bobagem e especulação inútil que a nossa mídia adora criar.
Mas o fato é que, ser honesto neste país, é sinônimo de ignorância e burrice. O cara que cumpre sua palavra, respeita seus semelhantes e não quer levar vantagem a qualquer custo é cruelmente espancado, tornando-se motivos de risos. Eu mesmo achava difícil achar alguém deste nível no Brasil, vendo tanta notícia ruim. Mas, pela primeira vez, especialmente num mundo que move tanto dinheiro, deu orgulho de ver a atitude de um profissional.
Muricy abriu mão de ego, de busca de poder, status e de toda fama que poderia arrumar, para manter sua palavra, manter sua honra,e  manter sua honestidade. Ele foi contra todos estes babacas que reclamaram dele, para seguir o que é certo. Foi uma amostra de que podemos ser felizes e vitoriosos, sem que pra isso seja preciso passar por cima de ninguém.
Este é um exemplo que deveria ser seguido em nosso país, que deveria ser amplamente propagado e enaltecido. Pessoas como esta fazem com que a vida seja melhor. Pode não ser um grande poço de simpatia, nem um cara lá muito agradável para se conversar, mas é um cara que tem valores arraigados fortemente, e que não deixa algumas cédulas colocarem de lado estes valores.
Acho que este foi um grande exemplo pro país, e uma pena que a maior parte deste povo ainda não esteja preparado para aplaudir algo tão louvável. Quem sabe um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário