segunda-feira, 3 de maio de 2021

O FRACASSADO QUE CULPA OS OUTROS

 Você já ouviu alguém falar que funcionário público é tudo vagabundo, que não trabalha, e que determinado setor público é um cabide de emprego? Pois bem, pode ter a mais absoluta certeza que a pessoa que fala isso é um total fracassado na vida. Sem medo de errar.

O que eu tenho visto há muitos anos são pessoas que não têm a menor noção do que ocorre numa repartição pública, quanto se tem de trabalho, quantos funcionários existem, quantos seriam necessários, quais as estruturas, o material disponível. A pessoa simplesmente sai falando merda sem ter a menor ideia do que está dizendo.

Aí você vai ver a condição da pessoa. Geralmente são “empresários” que têm alguma coisa diretamente de casa, trabalhando com um notebook, sem nenhum funcionário, num negócio que ninguém jamais ouviu falar. Uma empresa com um nome totalmente estranho que ninguém sabe ao certo o que é feito ali. E geralmente algum cara que acha que ser empresário é fazer a diferença pelo país, mas quando pensa em colocar algum empregado na empresa, quer que seja estagiário, sem ganhar nada, ou alguém com promessa de ganhos num futuro não muito distante, quando as coisas melhorarem.

O camarada está sempre nessa vida, de casa, sem nenhuma expressividade. Assume os riscos de uma vida com empresa, onde você pode até ter os lucros se as coisas derem certo, e ficar rico. Mas se não derem, você também ficará com os prejuízos ou o aperto da situação.

Mas se não da certo, sempre tem um culpado, que não ele. Ou são somente os políticos que roubam, ou tudo gira em torno da burocracia, ou, como não poderia faltar, a má vontade dos funcionários públicos em aprovar transações ou pedidos. Aí você vai ver o que o cara ta pedindo, são peças totalmente sem sentido, cheias de erros, omissões fiscais, atividade econômica diversa da declarada, erro no cálculo de impostos...

O ser em questão não tem muita criatividade, não tem uma grande ação em busca de clientes, faz o que todo mundo faz, não sabe redigir textos e vive divulgando informações falsas, vinda de algum outro empresário que lucra horrores com a desigualdade social e com a pobreza.

Jamais assume seus erros. Não aprende com seu próprio fracasso, e sempre tem alguém pra culpar. Essa é a receita do empresário fracassado, conhecido como ninguém, que pra tentar se sentir alguém na vida, tenta prejudicar e diminuir os outros. Sempre alguém tem que ser penalizado pela incompetência dele. Quem depois de algum tempo de total inutilidade e perdas, vai virar coaching e fazer palestras, tentando ensinar pra todo mundo o segredo do sucesso que ele nunca teve.

Em resumo, o protótipo da pessoa fracassada, que nunca foi nada, nunca chegou a qualquer objetivo, mas sempre coloca a culpa nos outros. E sempre será um grande fracassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário