sábado, 21 de março de 2020

AS MUDANÇAS DA MENTE


Recentemente me mostraram textos meus mais antigos, se não me falha a memória, de 2010. E eu fiquei absolutamente surpreso como meu pensamento deu uma verdadeira volta no universo. Naquela época eu pensava algo que poderia dizer que hoje é quase o o oposto do que eu penso. E depois de uma pequena análise percebi que em muitos assuntos houve alguma mudança, ou uma mudança radical.
Sendo assim, posso me considerar intelectualmente muito bem sucedido!
Para muitas pessoas eu sou considerado chato pra caralho. Eu simplesmente amo debater temas polêmicos, pesquisar a respeito, ler, propagar. Não há uma coisa no mundo que pra mim seja impossível de conversar. Qualquer coisa deve ser debatida, criticada e atacada. Mas, o debate é no campo intelectual. Trocar ideias, ouvir o outro lado.
Já cheguei a ouvir críticas porque poucas pessoas curtiam minhas postagens no facebook. Bom, não acredito que esteja num concurso de popularidade, nem que eu tenha alguma chance em algum. Mas me considero um pensador, e isso que gostaria de trazer a todos. O que me importa é a pessoa pensar no que está sendo proposto. Mesmo que ela fique enfurecida e queira responder, com postagens em sua página, ela terá que pesquisar e buscar argumentos para justificar sua posição. E é isso que as pessoas precisam fazer. Buscar o conhecimento.
Quem me conhece há muito tempo sabe que eu tive uma fase que eu era um propagador voraz do ateísmo (segundo um amigo, eu sou um ateu praticante). Primeiro isso veio como uma ideia de não me calar porque sou minoria. Dar voz às ideias ateias que muitas pessoas seguram com medo de arrumar confusão com outra pessoas. Mas até mais importante que isso é trazer o benefício da dúvida. Fazer as pessoas questionarem seus próprias dogmas. E isso não criará novos ateus, se é o que alguns pensam. Não acredito que tenha tanta influência ou poder de argumentação assim. Mas pelo menos abrirá novas visões de mundo.
É bem verdade que o alcance é menor do que o que eu gostaria. A cabeça da maioria das pessoas é incrivelmente fechada. Você pode falar de religião, política, sociologia, economia, sexo, relacionamento... muitas pessoas criam visões ou interpretações do mundo e levam isso para o túmulo. Por mais que o mundo mude, que as relações interpessoais mudem, elas permanecem defendendo aquilo até a morte, com argumentos sem sentido, e violência se for necessário. Não à toa elegemos o maior energúmeno da história para comandar nosso país.
E por isso disse no começo que fui muito bem sucedido no começo desse texto. Se existem mudanças brutais, e algumas mais suaves, no meu comportamento, significa que eu mantive minha mente aberta para as informações e para o conhecimento que me cercou. Eu analisei o mundo e ouvi os argumentos que chegaram a mim. E percebi que algumas ideias simplesmente não se sustentavam mais. E acreditem, isso é bom!
E fico ainda mais feliz em ter percebido isso hoje, que eu tenho um filho. Não sei como o mundo vai estar daqui a 20 anos, mas espero não ser aqueles velhos rabugentos, que não aceitam nada diferente do que pensam de suas vidas. Isso tornaria insuportável a convivência com ele, porque ele vai estar inserido em algum conceito do mundo do momento que estiver vivendo, não do que eu vivi na minha juventude.
Eu realmente espero manter a mente aberta. Espero poder continuar me envolvendo em polêmicas, e vou continuar criticando tudo aquilo que eu considerar que mereça critica. Imagino que se alguém ler isso daqui a 10 anos talvez muita coisa já tenha mudado na minha própria mente. E eu espero mesmo que isso possa acontecer.
Uma das poucas coisas que ninguém poderá, jamais, nos tirar, é o conhecimento. E nem a possibilidade de adquirir mais e mais ao longo dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário