terça-feira, 5 de abril de 2011

Um grande homem


Meados de 1993, não lembro ao certo o mês, menos ainda o dia (na verdade, só sei o ano depois de fazer alguns pequenos cálculos). Sala de aula, 6ª série. A professora acabava de me trocar de lugar, me colocando na terceira carteira, na fileira do meio. À minha frente, um cara muito alto mesmo. Para piorar, o cara estava vestido com uma jaqueta que mais parecia um bote inflável. Eu tentei desviar para todos os lados, ficar de pé, virar para os lados, eu simplesmente não conseguia enxergar o que estava escrito na lousa. Então cutuquei o cara, e quando ele se virou pra trás, pedi licença para que pudesse copiar a lição do dia. Aquele foi o começo de uma grande e verdadeira amizade.
Foi assim que eu conheci o Igor. Depois daquilo, começamos a estar no mesmo grupo, e começamos a conversar mais. Disputamos alguns campeonatos de vídeo game na casa do Rignaldo, e então comecei a freqüentar a casa dele. Em pouco tempo, fizemos parte de um dos piores times da história, jogando bola de fim de semana no Bradesco.
Com o tempo a amizade foi ficando mais forte: eu, o Igor, André, Rignaldo, Nivaldo e Gallo. Com o irmão do Igor, Gustavo, outro grande amigo, passamos a jogar truco na frente da casa dele, ficarmos até tarde da noite conversando e assistindo filmes, de vez em quando indo para alguma balada furada inventada pelo Nivaldo, sem um tostão. Era um tempo incrível.
E a cada dia eu e o Igor tínhamos mais afinidade: em pouco tempo estávamos viciados em rock. Amamos futebol, e jogávamos futebol no vídeo game o tempo todo. Formamos uma dupla imbatível no FIFA, com direito a xingos, gritos e pulos no sofá. Várias noites dormidas na casa dele, várias baladas rock ´n´ roll. A inesquecível viagem para a Praia Grande, quando o Igor ficou puto com o Alessandro por causa da pasta de dentes, a época em que o André pagou o curso para o Igor, num momento de extrema dificuldade, os desabafos dos meus intermináveis problemas familiares... foi tanta coisa que vivemos, que não da pra dizer. E o mais legal de tudo é que o Igor sempre foi o cara que fez de tudo para que eu me entendesse com meus pais e com minha irmã. Sempre foi o cara que queria a paz, para todos.
Na época do meu namoro com a Joyce, foi o cara que mais me ajudou, e me incentivou a me libertar. Ouvia todas as minhas lamentações, e toda minha raiva. Me xingava por não entender como eu ainda estava com ela, com tudo o que acontecia. Mesmo assim, sempre a tratou bem.
Mas foi no momento mais difícil da minha vida, que pude perceber o que representava a amizade com este grande homem (1,90m é um tamanho e tanto!). Mergulhei no inferno, estava no meio de um tratamento terapêutico, briguei feio com meio pai, saía de casa... ele, numa reação que poucos teriam, me abrigou na sua casa, juntamente com sua família. O cara sustentava a mãe, a vó, os irmãos, sobrinhos, cachorro... era um incansável que lutava bravamente. E mesmo assim, me aceitou por lá.
Eu estava tentando me reencontrar na vida, ainda perdido, mas com muita vontade de mudar minha história. Arrumei um trabalho medíocre, e ganhava pouco mais de R$320,00 por mês. Quase não conseguia ajudar na casa. A avó ficou com ciúme, de vez em quando a mãe também. O cara ouviu até a alma por minha causa, e mesmo assim, fez de tudo para que eu continuasse lá. Eu fiquei sabendo disso apenas no final da minha estada na casa dele.
Quando me dei conta do ocorrido, perguntei por que ele fez tanto pra que eu ficasse lá. Ele me respondeu que sabia que eu tinha tudo pra decolar na vida, mas só precisava de um pequeno empurrãozinho. Eu creio que ele não me deu este empurrão, creio que foi realmente a pessoa que me carregou no colo quando eu não queria mais andar.
São momentos que eu jamais irei esquecer, e jamais irei retribuir, pois nunca conseguirei chegar aos pés do que ele fez por mim. Hoje eu sou um vencedor, e muita gente me ajudou ao longo desta caminhada, alguns mais do que deveriam, mas o que este grande homem fez por mim, não há como expressar em palavras. Foi a prova viva de que todas as pessoas estava erradas, e que realmente na vida temos amigos verdadeiros, que na hora que mais precisamos, são os que irão realmente nos ajudar.
O que sempre nos deixava muito tristes, é que o cara buscava uma companheira de verdade, não uma aventura. Se mostrou o cara perfeito, não queria farra. E sempre escolhia errado... isso o deixava mal, e nos deixava mal...
Até que apareceu a Rachel. Em pouco tempo, os pequenos defeitos desse cara sumiram, e ele se transformou na representação viva da felicidade. Naquele momento eu realmente acreditei que existia justiça no mundo. E para variar, este cara deu mais uma demonstração que só ele seria capaz: mesmo de pé quebrado, foi à igreja se casar, de muleta e tudo. Era o que ele mais queria naquele momento, era uma prova de amor que só o Igor seria capaz de dar.
Um homem honesto, extremamente trabalhador, que como sempre disse o André, se jogava no chão para os outros pisarem em cima, se isso fosse ajudar, sempre muito sincero. Um marido dedicado, que sempre mostrou que não existe nada mais importante do que sua amada esposa. Um exemplo de ser humano que não se vê hoje em dia. E que recebeu no dia quatro de abril de dois mil e onze, a máxima coroação: nasceu sua filhinha, Ana Beatriz. Acho que mesmo eu poderia considerar um presente pelo que este homem é, e pelo bem que faz ao mundo.
Não sei exatamente qual será o futuro dessa linda mocinha, nem que carreira vai seguir, com quantos anos vai casar, etc. Mas tenho a mais absoluta certeza que sua vida já começa da melhor forma possível, pois ela já nasce tendo perto de si um exemplo incomparável de homem.
Em resumo: um dos melhores amigos que um homem pode sonhar em ter.

3 comentários:

  1. Como eu lembro de cada momento dessa nossa história, cada burrada que faziamos e que vitória que tivemos, é assim que evoluimos na vida e aprendemos o caminho a trilhar, e nesses caminhos, sempre precisamos de pessoas leais e que nos entenda ao nosso lado e por isso eu já me julgo um cara muito feliz, pois sempre tive amigões que considero pra caramba e que são irmãos para mim, um deles é o Roberto.

    Um cara que com todo seu jeito "delicado de ser" e "nada destruidor", rsrsrsrsrs, conquista tudo o que merece e sempre busca fazer a todos felizes, pois é um cara autêntico e honesto.

    A Vanessa ao aparecer na vida dele, conseguiu que ele focasse a evolução em todos os âmbitos da vida e daqui a pouquinho eles estarão construindo mais uma nova etapa da vida e com muita felicidade, pois eles merecem.

    Em breve eu, Rachel e Bia mudaremos para uma outra cidade e para minha felcidade morarei perto desse excelente casal.

    Muito obrigado cara e muita felicidade em todos os seus planos e principalmente no casamento pois vocês merecem.

    Abração Homeeeeeeer!

    ResponderExcluir
  2. Dificil resumir o que o Igor significa para nos que somos Amigos dele.

    Não tive a sorte de conhece-lo no colégio, mas na faculdade sempre se mostrou exatamente como vc descreveu.

    Vi tb ele depressivo, chateado, cabeça dura!!! Mas veio a Luz (Rachel), que realmente foi um foguete que levou a vida do Igor para as nuvens e lá ele ficou!!! Afinal é uma das poucas esposas do mundo que deixa o marido ter mais de um Video-Game!!! aauhauah. Agora com a Filhinha então!!! Nem se fala.

    Obrigado Igor por estar na minha Vida!!!

    Obrigado Rachel por estar na vida do Igor!!!

    Grande Abraço!!!

    Ass: Sandro

    ResponderExcluir
  3. Valeu cara!

    Também posso me dizer amplamente feliz por ter você na minha vida também, pois desde o primeiro dia de aula, você era um cara bom, um "charlie brown" como denominamos eu e o Roberto a pessoas como nós mesmos, hahahaha

    Você merece tudo de bom também ocorrerá, pois tb merece

    Abração e até mais

    ResponderExcluir