Eu sempre fui um esquerdista nato. Porém, ao longo dos tempos, fui entendendo que certas idéias ainda não estão maduras o suficiente para serem implantadas pela raça humana. O comunismo mesmo, além de ser um sistema que necessita de uma população “perfeita”, tem algumas pequenas falhas, que ainda não foram solucionadas.
Assim, com o tempo, mantenho meu posicionamento de esquerda, mas bem moderado. Entendo que ainda estamos num longo processo de evolução, que nos trouxe para o centro, e um dia, bem longínquo ainda, vai nos levar a governos de esquerda. Mesmo assim, em eleições, tenho optado por partidos de centro esquerda, que apesar da maneira “social” de governarem, ainda fazem concessões para grandes empresários.
Isso é necessário. Não há como mudar a mente das pessoas num estalar de dedos. Sequer uma revolta armada vai fazer com que as pessoas abandonem todas as crendices que tenham e aceitem outros pontos de vista. Esmagar adversários nunca foi, e nem nunca será a solução. Um mundo perfeito prevê um convívio perfeito com quem discorda, o que significa que quem é “direitista” tem que ser respeitado como quem é da esquerda (tudo bem, eu sei que nem sempre consigo fazer isso, mas é o certo).
Porém, acho que temos inúmeras provas que diretrizes de direita já não servem mais para o nosso mundo. Estamos vivendo uma crise que há quase um século não ocorria. Grandes potências perdem seu poder, especialmente porque quiseram ajudar grandes empresas e grandes banqueiros. Jogaram fora seu dinheiro. Ou como o caso dos EUA, que gastaram bilhões em armas, para uma guerra muito desnecessária, e levaram o país para uma decadência que muitos apostariam que não ocorreria.
A solução destes países que ainda mantém pensamentos da direita, é cortar gastos, tirar dinheiro de programas sociais, e demitir. Com isso, o povo ficará muito pobre e a economia entrará em colapso. O Euro é um caso típico, onde muitos já acreditam que o sistema da união irá ruir. O povo nestes países está se levantando contra tais medidas, protestando e trocando seus governantes.
Privatizar, medida adorada pela direita, também se mostrou uma fracasso terrível, onde empresas usam serviços públicos para aumentar seus lucros e impor problemas para o consumidor. O Brasil está repleto de exemplos de privatizações que, num primeiro momento melhoraram muito a vida das pessoas, mas em pouco tempo, mostraram que apenas teríamos uma elevação exorbitante de custos, monopólio e exploração do consumidor. Quem não conhece a Telefônica ou a Eletropaulo?
Governos ditos de esquerda assumem seus países neste caos, e mantém a política da direita, mostrando que de esquerda não têm nada. O problema persiste, e trocam o governo por outro de direita, que irá fazer a mesma coisa. E nem venham dizer que os governos socialistas na Rússia, Cuba e China mostram que a esquerda falhou. Aquilo não é esquerda nem fodendo! Esquerda prevê melhor distribuição de renda, igualdade entre as pessoas, liberdade. Nada disso foi visto por estes países, muito pelo contrário. Aliás, alguns miseráveis usaram tais idéias para derrubar governantes, e impor seu modo de governo, tão direitista quanto nos países do ocidente.
Mas, provavelmente a situação ficará tão ruim nos próximos anos, que não restará outra alternativa ao povo do que perceber que tais idéias direitistas têm o mesmo efeito que cavar uma sepultura e se enfiar dentro, esperando morrer enterrado, sofrendo por anos e anos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário