sábado, 24 de abril de 2010

Tratamento aos presos


Li ontem algum comunidade do orkut, não me lembro qual, um comentário sobre o tratamento dado aos presos nas cadeias. A pessoa citava que os presos eram sustentados por nós, contribuintes, “comendo do bom e do melhor”, com tratamento “vip”. Comentava que deveriam ser forçados a trabalhar e tratados como realmente mereciam.
Também ouvi, no mesmo dia, um comentário na rádio Bandeirantes comentário de Milton Parron, criticando veementemente nossas leis por criminosos juvenis serem soltos quando completassem dezoito anos, criticando as organizações de direitos humanos por protegerem tais criminosos de eventuais riscos às suas vidas sofridos futuramente.
Parece-me que estas pessoas realmente acreditam que nossos presos são bem tratados. Eu, particularmente, nunca fui preso, mas como qualquer ser humano que viveu boa parte da vida na periferia, tenho boas informações de como é a vida lá dentro, assim como temos relatos em alguns bons filmes. Sabemos que a comida é péssima. Sabemos que não existe banho quente, menos ainda individuais. Os presos são amontoados em celas superlotadas. Não há qualquer condição de higiene. A cadeia tem suas próprias leis, seus próprios donos, e quem quiser viver, deve pagar “tributos” para poder ter sua “paz”. Alguns presos são escolhidos como alvos sexuais para serem abusados. Para sobreviver dentro de uma cadeia, cada preso tem que se submeter às regras do crime.
Não tenho intenção de defender qualquer pessoa que tenha cometido crimes, até porque as pessoas devem pagar pelo que fizeram. Mas também não vou aceitar como normal declarações de pessoas que afirmam coisas tremendamente absurdas. A cadeia é tida como a escola do crime. Não existe qualquer política de reabilitação de presos, nem um controle efetivo sobre o próprio crime que impere nas cadeias, na verdade, os próprios policiais, em sua maioria, acabam sendo corrompidos pelo crime.
Creio que deveria ser obrigatório sim os presos trabalharem, e com tal trabalho sustentarem seus custos dentro do presídio. Além disso, deveria haver um acompanhamento psicológico integral ao tempo de prisão. Algumas pessoas poderão argumentar que o custo disto seria muito alto ao Estado. Acho que o custo que temos hoje em dia com criminosos reincidentes abarrotando cadeias deva ser infinitamente superior. Além disso, todos os presos deveriam ser obrigados a aprender uma profissão na cadeia, para que não estejam a mercê do crime novamente quando forem libertados.
E por fim, acho até certo ponto certo que alguém tenha o benefício de ser libertado antes do tempo de pena caso tenha um bom comportamento, mas não exageremos. Cumprir somente um terço da pena é brincadeira! Ganhar uns 20% em casos extremos já seria bastante válido para que a pessoa tivesse um ótimo comportamento, e tivesse bastante tempo para refletir sobre seus atos.
Já está na hora da nossa péssima mídia começar a trabalhar para ajudar a nossa sociedade, de verdade, sem esse sensacionalismo barato e inútil, mostrando nossas reais falhas sem alimentar ódios sem sentido contra criminosos, formentando sede de vingança e fúria incontrolável. Também já é tempo de nossos governantes oferecerem melhores condições de educação para o povo, assim como um sistema prisional realmente eficaz, onde os presos sejam reintegrados à sociedade com totais condições de seguirem suas vidas de maneira honesta e sem representarem ameaça. E para nós, acho que já é hora de deixarmos um pouco as emoções de lado, e começarmos a analisar a situação sem partidarismo e hipocrisia, pois até agora, nosso ódio não nos tem ajudado nem um pouco a melhorar nossa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário