Existe coisa mais ridícula do que um comercial apelativo? Um comercial de cerveja mostrando uma série de mulheres extremamente gostosas de biquíni, fazendo poses e caras sensuais, sempre com a garrafa na mão, e um monte de homens com cara de bobos conseguindo “pegar” estas meninas por causa da cerveja? Ou comerciais que usam artistas famosos, geralmente com textos bastante conservadores, onde o ator afirma que ele recomenda tal produto, e que as pessoas deveriam fazer como ele.
Pior são aqueles comerciais onde parece que o orçamento acabou, e foi feito de qualquer jeito, ou por alguma pessoa que não entende nada de propaganda, como foi o caso da propaganda da embreagem Sachs, transmitida com o rádio, onde o cara entrava no carro e começava a conversar com sua embreagem, numa conversa que parecia ocorrer entre a voz da embreagem e uma criança de seis anos com problemas mentais.
Fica ainda pior quando o jingle é insuportavelmente estúpido, como o que ocorre com a atual propaganda da “Cenoura e Bronze”. Aí, além de escutarmos um monte de baboseiras inúteis ainda temos que suportar uma música ridícula e insuportável. Eu sinceramente queria saber se estes comerciais horríveis conseguem algum resultado.
Antigamente tínhamos maior criatividade nos comerciais, com sacadas engraçadas e inteligentes. Ver e ouvir comerciais era uma coisa bastante divertida. Algumas vezes nem sequer lembrávamos de que marca estava se falando, mas o comercial marcava. Há pouco tempo atrás lembro de um que tinha uma senhora e sua neta, conversando e a menina a chamava de ultrapassada. Então, entra um garoto e a senhora começa a comentar sobre ele para a neta, que afirma que não estava interessada em casar no momento. Então, a avó responde: “Quem falou em casar? É só sexo mesmo! E depois eu é que sou a ultrapassada!”. Terminando com a cara de surpresa da garota.
Algumas propagandas ainda conseguem passar algumas boas mensagens, como a nova do Itaú, que mostra um garoto judeu e outro árabe com a camisa do Brasil, que depois de um começo tenso, começam a jogar bola, fazendo com que inclusive seus pais se cumprimentem. Apesar de envolver bastante a marca da empresa, é sempre bacana você ter algumas mensagens positivas na propaganda.
Porém, a época é de seca. Parece que a crise mundial esvaziou também a mente criativa das agências de publicidade. E pior que as empresas parecem gostar bastante da maioria de porcarias que temos visto. É bem verdade que com o nível educacional da nossa população qualquer merda serve para vencer. Mas seria legal que o público pudesse ter contato com alguma coisa de maior qualidade e mais interessante, para poder quebrar um pouquinho desse ódio que dá assistir Televisão de vez em quando.
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