sexta-feira, 9 de abril de 2010

Insônia


Sabe aqueles dias que agente acorda muito cedo, mal consegue levantar da cama, faz tudo quase no “piloto automático”, e passa o resto do dia morrendo de sono, com dificuldade para se concentrar, lento em tudo, e via de regra mal humorado? E quando o dia termina com você fazendo seus últimos afazeres, tomando aquele banho gostoso, e quando você deita, parece que todas as pilhas e baterias internas dentro de você são acionadas de uma vez.
Com todo seu sono, você fica alerta igual a um felino durante a caça. Mesmo que a rua esteja em silêncio, que seu quarto esteja escuro, e que seja tarde da noite, você rola na cama, vira de um lado, vira do outro, e nada. Você permanece horas acordado, e algumas vezes sequer prega o olho.
Uma das piores coisas que existe é não conseguirmos dormir à noite, sabendo que teremos que acordar cedo no dia seguinte. Estamos cansados, precisamos repousar, e simplesmente não dormimos. É um desespero imenso. Depois de um tempo, um nervoso fora de série.
Algumas pessoas têm suas receitas infalíveis para solucionar estes problemas: dormir com a Televisão ligada, dormir ouvindo música, tomar um chá forte antes de dormir, tomar um banho quente, comer coisas leves, deixar tudo escuro no quarto, evitar barulhos, etc.
O grande problema é que muitas vezes nossas fontes de preocupação são tão grandes, assim como o estress pelo qual somos obrigados a passar ao longo do dia, que simplesmente não conseguimos “desligar”, por mais cansados que estejamos. Você fica martelando suas responsabilidades de seus dias de trabalho, fica martelando a última briga com seu cônjuge, não consegue esquecer que precisa de mais dinheiro para realizar alguns projetos. Qualquer motivo que seja para você suficientemente importante é causa para acabar com sua noite de sono.
Eu cheguei a um ponto que quase me acostumei. Não vou dizer que dá pra conviver com ela, porque não dá. Se passo mais de duas noites dormindo mal, meu humor simplesmente acaba. Sou o tipo de pessoa extremamente ansiosa. Se algo está prestes a acontecer, este algo não sai da minha cabeça até que ocorra. Se tenho um grande problema que não consigo resolver, pior ainda.
Já cheguei a fazer terapia por causa disso, li livros de auto ajuda, mas nada resolve. É bem verdade que consigo controlar muito melhor minha ansiedade, e via de regra tenho uma péssima noite de sono e nas seguintes consigo ir melhorando, me controlando, e dormindo melhor. Mas não dá pra controlar totalmente um sentimento inato dentro de nós. Podemos até aprender a conviver com ele, mas sempre irá sobrar alguns resquícios, para quando estivermos despreparados.
Resta agora ir dominando este terrível monstro, e com o tempo acostumar com esta praga que é a insônia. Quem sabe com a convivência agente não acaba aceitando e sendo feliz assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário