Somos governados por tucanos há dezesseis anos. Começou com Mário Covas, passamos por Geraldo Alckimin, e agora estamos imersos no inferno de José Serra. Algumas pessoas defendem com unhas e dentes a qualidade do governo dos dois primeiros. Alguns dizem gostar do Alckimin, mas eu pergunto: o que ele fez para ser bom?
Nosso Estado vem sendo administrado há dezesseis anos pelo mesmo grupo e, sinceramente, não da pra ver muitas melhorias. Construíram uma série de estradas por aí, melhoraram a pavimentação, e só. Alguns vão afirmar sobre a construção de algumas novas estações de metrô, porém, até isso eles fizeram errado, matando sete pessoas no acidente em Pinheiros. Fora que, graças ao total caos do trânsito na capital, ou se faz metrô, ou a cidade para.
Não sei se alguém já tentou ser atendido pelo sistema de saúde (aí vale qualquer nível dos poderes). Você demora meses para conseguir consulta, mais um caminhão de tempo para marcar algum exame, quando é atendido muitas vezes o médico nem olha direito pra você. Aparelhagem encostada ou em falta, medicamentos muitas vezes insuficientes. Dependemos totalmente da boa vontade e da qualidade dos médicos.
Já a educação é um dos pontos mais fracos do governo estadual, se não for o pior. Sabemos que desde que o PSDB assumiu o poder, as coisas têm piorado vertiginosamente. Os alunos seguem os anos letivos sem saber nada, as condições de trabalho são terríveis, a estrutura é mais do que precária, o professor é totalmente desvalorizado, e agora, pra completar, o governo segue divulgando uma série incrível e revoltante de mentiras para que o povo sem conhecimento pense que tem feito tudo para melhorar a educação.
A segurança pública também é um dos pontos mais deprimentes do governo estadual. Vimos aumentar o índice de criminalidade em 2009, com índices de assassinatos maiores do que há muito tempo. A polícia é despreparada, com estrutura inferior aos bandidos, salários baixos em relação aos outros Estados. Chegamos ao ponto de nos tornarmos reféns do crime organizado, com os ataques do PCC em 2006, onde foi feito um suposto acordo para que os ataques encerrassem.
O Poder Judiciário paulista encontra-se num nível mais do que caótico, com centenas de processos parados, falta de funcionários para dar seguimento à imensa ordem de serviço, destinação de verbas em quase metade da prevista em lei, um sistema ainda desinformatizado e falta de treinamento para os servidores que assumem os cargos públicos.
E o que falar do DETRAN? Se observarmos a qualidade do trânsito no nosso Estado, já dá pra perceber que o órgão não serve pra muita coisa. Você vai ao mesmo, e é atendido da pior maneira possível. Fora que sabemos muito bem o “jeitinho” de se tirar carta, onde você praticamente não faz a prova, se “quebrar” antes. Daí, quando o cidadão é honesto, encontra-se mil e um argumentos para reprová-lo várias vezes, até que ele atinja o valor que deve ser pago para chegar ao “quebra”. E quem é que pode provar tal fato?
Para piorar, o governo paulista parece fazer questão de não cumprir a data base, que é a reposição salarial referente à inflação. Os salários de servidores permanecem congelados às vezes por mais de uma década, e na maior parte das vezes, somente através da greve consegue-se que a legislação seja cumprida. Conseqüentemente, a motivação de um servidor em cumprir o seu dever cai assustadoramente.
Sendo assim, pra que raios vamos manter este grupo no poder? Já demos a eles dezesseis anos para que melhorassem a nossa vida, e eles não o fizeram. Na verdade, muita coisa ainda piorou. Pensando de maneira muito pura, eles tiveram sua chance, e não a aproveitaram. Agora já chega! É hora de renovar no nosso Estado, e tentar mudar a cara da vida que temos. Já sabemos o que esperar do governo tucano, agora é hora de dar vôos mais altos e mais inteligentes. Chega dessa mesmice emburrecedora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário