segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A absurda história de Lúcifer


Como ateu, obviamente, não acredito na existência do Diabo. Simplesmente, quem fez o diabo? Se ele foi uma criação de Deus, então, não acreditando em Deus, também não acredito nas criações dele. Simples assim.
Mas, vamos analisar um pouco do ponto de vista cristão, essa história. Imaginando, por um segundo, que Lúcifer realmente tenha existido, e que tenha sido derrotado numa guerra por Deus, vamos pensar sobre a possibilidade dessa história ser real, e do que realmente ocorreu.
Segundo a bíblia, Lúcifer teve inveja de Deus, e quis tomar seu poder. Era seu anjo mais próximo e poderoso, e por isso, acreditou que poderia voltar-se contra o criador. Foi derrotado, e lançado ao inferno, lugar de dor e sofrimento, pra arder eternamente. Mas antes, lhe foi dada a oportunidade de conviver com a raça humana, e tentar pegar pra si o maior número de almas possíveis.
Sinceramente, não precisamos falar mais nada pra constatar o absurdo dessa história mirabolante. Deus fez tudo, e segundo os cristãos, nada ocorre sem que ele saiba, ou sem que ele queira. Então, como podemos imaginar que ele não sabia que Lúcifer iria se voltar contra ele? E se ele sabia, por que não fez nada pra impedir? E mais: se ele sabia, criou o anjo com a intenção exclusiva de que ele fizesse isso. Então, constatamos facilmente que ele criou o diabo com a intenção única de fazer com que o mesmo atormentasse a raça humana, e condenasse os filhos de deus (aqueles mesmos que ele ama incondicionalmente, e deu seu próprio filho ao sacrifício, lembra?) ao sofrimento eterno. Aliás, criou o pobre diabo pra sofrer eternamente. Só não entendi muito bem onde está o amor e a bondade suprema nessa brincadeira.
Pra condenar Lúcifer por ter o anjo se voltado contra ele, criou um lugar onde as almas sofrerão eternamente. Bom, não entendo muito bem, mas como um ser infinitamente bom, amor puro, e com a dádiva do perdão, pode condenar algum ser a um sofrimento desse tipo? Eu, que não sou perfeito, nunca quis me vingar de ninguém. Como pode o ser supremo ser assim? Mais uma vez: que porra de amor é esse?
E nós, filhos de deus, segundo o mesmo texto, se não lambermos o saco de Deus durante nossa vida (e atenham-se ao fato de que não basta ser bom, honesto e batalhador, você tem que ser um puxa saco mor de deus, pra merecer a salvação. Nem eu sou tão egocêntrico), vamos queimar no fogo do inferno. Bom, não tenho filhos, mas não acho que seria capaz de condenar um filho meu ao sofrimento eterno, pois mais grave que seja seu erro. Com um pai destes, eu estou ficando realmente preocupado... será que existe sanatório para divindades????
Mas, imaginemos que tudo isso ocorreu assim mesmo. Será que alguma parte perdedora escreveu alguma parte da história? Será que alguns pequenos fatos não têm sido omitidos, para que pensemos como querem os vencedores? Será que foi realmente só o que aconteceu?
Ao que nos mostra o antigo testamento, Deus é um tirano, pior que qualquer líder islâmico, pior que Hitler, Mussolini, Napoleão, ou qualquer assassino que passou pelo nosso planeta. E tiranos causam apenas estragos por onde passam. Nunca houve uma ditadura que não tenha trazido dor e morte, sem necessidade. Nunca uma ditadura trouxe melhorias para seu povo. Por que acreditar que esta traria, se ele mesmo prometo condenar quem for derrotado ao sofrimento eterno, ou trazer até nós somente a espada? Como acreditar num ser que arremessa um rebanho de porcos ao mar, para a morte, sem qualquer necessidade?
Nesse sentido, ainda teria maior admiração por Lúcifer do que por Deus. Costumo gostar mais daqueles que lutam contra tiranos, e que arriscam suas vidas pela liberdade, do que aqueles que oprimem. Mesmo ele tendo perdido, ainda sou mais sua coragem, do que um egocentrismo sem sentido.
Claro, tudo não passa de uma história. Por motivos descritos em outros textos, é impossível que exista um deus. E mais impossível ainda que exista um diabo (se é que não seriam os mesmos, com nomes trocados, de vez em quando). Mas ainda assim, seria um americano contando como derrotou coreanos, sem contar quanta gente matou, estuprou e quantas famílias destruiu. E o lado mais fraco, além de derrotado, será eternamente caçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário