sábado, 13 de abril de 2013

SERVIDORES SEM DIREITO A TRATAR DA SAÚDE


Em outubro do ano passado lesionei meu joelho, tendo uma pequena fissura no menisco. De lá pra cá tive vários problemas em conseguir marcar as consultas necessárias no hospital do servidor público estadual. Em geral, levava uns três meses o intervalo de uma para outra, o que me permitiu começar meu tratamento de fisioterapia somente agora, em abril. Sete meses com o joelho detonado.
As sessões de fisioterapia são ótimas, com ultrassons, choques no joelho e exercícios de fortalecimento e alongamento. São um pouco demoradas, e em geral tem gente pra caramba por lá, o que nos leva a ter que esperar um longo tempo em cada um dos aparelhos.
E esta espera se tornou mais um pesadelo na minha vida. Tudo graças ao maldito dos malditos, José Serra. O “melhor” ministro da saúde do mundo criou em seu governo estadual, uma lei que barra os servidores de cuidarem de sua saúde. A Lei Complementar 1.041/08, que permite que os servidores possam marcar consultas médicas apenas 6 vezes por ano, e que os afastamentos para tratamento de saúde não ultrapassem três horas diárias.
Pois bem, meu tratamento deve durar umas duas horas, mais uns trinta minutos de ônibus pra ir e outros trinta para voltar. Se tudo correr bem, demoro três horas e meia no total. E por causa desse pequeno aumento no tempo queriam me barrar no tratamento.
Mas vamos ver: meu menisco está totalmente trincado, e meu joelho inflamado. Se eu não fizer o tratamento fisioterápico, indicado por um especialista na área, serei afastado para ser operado no joelho, tendo necessariamente que realizar a fisioterapia pós-cirúrgica. Este tratamento foi indicado por um médico especializado em joelhos, e as datas de marcação de consultas e tratamentos foram feitas pelo Iamspe, depois de muito sufoco pra conseguir marcar.
Assim, graças ao maldito mor do Serra e toda a corja tucanalha, eu deveria parar de tratar um problema de saúde que eu tenho ou ter meus dias descontados, como se não tivesse trabalhado.
A Constituição Federal, em seu artigo 6º prevê que é direito social, dentre outros, a saúde. Ora, se o PSDB edita uma lei que limita violentamente o direito à saúde de seus servidores, está indo contra a nossa lei maior. E se um partido guia seu governo por medidas que são inconstitucionais, o que podemos esperar se estiverem novamente na casa maior do país.
Agora terei que fazer negociações internas para conseguir contornar esta situação, e se for impossível resolver amigavelmente, serei obrigado a ingressar com uma ação judicial para que não ser prejudicado por algo que não tive qualquer culpa. Por uma medida arbitrária e ditatorial de um homem que pautou seus mandatos por medidas típicas de um ditador. Um homem que fez de tudo para prejudicar os servidores, para reduzir seus vencimentos. Um homem que não investiu um centavo no serviço público, afundando ainda mais um estado destruído por vinte anos de desmandos tucanos. E um homem que foi amplamente amparado por seu partido.
E ainda vai ter gente que vai votar na tucanalha.